01/10 – 31/10. Planetas (18h – 06h): Marte estará visível perto do horizonte oeste (região do pôr do Sol), no início da noite, apenas por meia-hora até o dia 5. Saturno estará visível ao longo do mês na Constelação Ocidental de Aquário. Ao anoitecer, poderá ser visto nas proximidades do horizonte leste (região do nascer do Sol), ficando visível ao longo de toda a noite. Júpiter aparecerá no horizonte leste a partir das 21 horas, ficando visível até o nascer do Sol. Vênus estará visível na região leste do céu a partir das 4 horas até o nascer do Sol.

01/10. Lua e Planeta (21h – 06h): a Lua e o planeta Júpiter estarão em conjunção na região da Constelação Ocidental de Áries (região leste do céu). Uma conjunção acontece quando dois astros, se vistos de um ponto do Universo, parecem estar muito próximos no céu.

06/10. Fase da Lua. A Lua chega na sua fase Quarto-Minguante.

14/10. Fase da Lua. A Lua chega na sua fase Nova.

14/10 (15h30-17h). Eclipse Anular do Sol. O eclipse anular do Sol ocorre quando há um alinhamento do Sol, da Lua e da Terra, seguido da passagem da Lua entre o Sol e o planeta, similar ao que acontece quando há um eclipse solar total, a diferença para o eclipse anular é que a Lua não cobre totalmente o Sol. Estará visível apenas uma borda do Sol. Entretanto, o eclipse será parcial para os observadores localizados na região Sudeste do Brasil.

20/10 – 21/10. Chuva de Meteoros (23h – 06h). Pico de chuva de meteoros Oriônidas. Esta chuva tem meteoros média, originada pelos detritos deixados pelo cometa Halley, com radiante na Constelação Ocidental de Órion (região onde se encontram as conhecidas “Três Marias”).

22/10. Fase da Lua. A Lua chega na sua fase Quarto-Crescente.

28/10. Fase da Lua. A Lua chega na sua fase Cheia.

28/10. Lua e Planeta (20h – 06h): a Lua e o planeta Júpiter estarão em conjunção na região da Constelação Ocidental de Áries.

Elaborado por Janaina da Silva Seraphim
Revisão: Carolina de Assis