Em mais uma edição, a Fundação Cecierj levará uma programação especial para o Rio Innovation Week, maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, que acontecerá entre os dias 3 e 6 de outubro, no Píer Mauá. No estande da vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, os visitantes vão conhecer os projetos educacionais e de divulgação científica, como os trabalhos premiados na FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, os experimentos da Caravana da Ciência, os aparatos desenvolvidos pelo Museu Ciência e Vida, além do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Educação.

O presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho, vai participar da mesa redonda “Estado, Tecnologia e Sociedade: Construindo um Futuro Inovador”, que ocorrerá no dia 5/10 (quinta-feira), às 11h, no Palco EDtech do Píer Mauá. O painel discutirá como a colaboração do Estado, tecnologia e a sociedade pode moldar nosso futuro e o papel do Estado no estímulo à ciência, tecnologia e inovação.

A mesa será composta ainda pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo; do presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Jerson Lima, e diretora científica da Faperj, Eliete Bouskela; da presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Caroline Alves; do diretor de tecnologia da Faperj, Aquilino Senra; e do procurador do Estado, Rodrigo Corrêa.

Dois servidores da Fundação vão participar como palestrantes. Vittorio Lo Bianco vai apresentar, no dia 3, às 11h30, o trabalho “EaD e Cibercultura: Tecnologia e Inovação na Fundação Cecierj”, derivado de sua pesquisa de pós-doutorado. O projeto aborda uma temática da área de educação e tecnologias, sob a perspectiva da educação online, analisando o presente e os apontamentos para o futuro nas práticas da Fundação, com destaque para o Consórcio Cederj.

Já Leonardo Viana, também no dia 3, às 13h30, mostra como o projeto “Agora Theory”, por meio da análise de dados, explora as percepções de grandes grupos de pessoas, investigando como suas “bolhas ideológicas” influenciam suas visões sobre diversas problemáticas pessoais e sociais. A pesquisa figura entre as três finalistas do Prêmio Destaque Abed de Inovação, reconhecimento atribuído pela Associação Brasileira de Educação a Distância.

Outra palestra ligada à Fundação Cecierj é da tutora-coordenadora do curso de Física, do Polo Cederj São Gonçalo, Soraia Azeredo, dia 3, às 10h30. Ela vai mostrar como o aluno da modalidade de ensino a distância  pode se aprimorar em ferramentas virtuais de estudo e em práticas presenciais. Ela vai apresentar a experiência de simular uma sala de aula para o treinamento de “transmissão de conhecimento da ciência” dos estudantes da licenciatura.

O professor de Biologia e tutor presencial do Polo Cederj Nova Friburgo, Maycon Saviole da Costa, vai mostrar o uso de modelos pedagógicos tridimensionais como recursos educacionais para o ensino-aprendizagem de ciências, no dia 3, às 12h30. Ele mostrará a produção destes modelos que, comparados com os comerciais, permitiram uma análise de custo-benefício. Alguns desses modelos foram testados com turmas dos ensinos médio e fundamental.

Todas as palestras vão acontecer no Palco Estação da Ciência.

ESTANDE DA FUNDAÇÃO CECIERJ

O público que visitar o estande da Fundação Cecierj vai conferir o trabalho desenvolvido pelo NITE, que se configura como um hub de inovação e pesquisa, valorizando e estimulando novos projetos como: modelagem e impressão 3D; realidade virtual e ampliada; recursos educacionais abertos e publicações digitais. NITECast, que aborda a interface  entre tecnologias e educação, será transmitido ao vivo do evento nos horários: 13h30, nos dias 3 e 4, e 16h30, nos dias 5 e 6.

Os projetos da FECTI que serão apresentados no evento foram premiados na última edição do evento. São eles: “Realengo 2038”, com proposições de intervenção urbana no bairro do Colégio Pedro II – Campus Realengo, nos dias 3 (10h às 14h) e 6 (14h às 18h); Gaia SuSTEMtável: meninas pela sustentabilidade”, da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek, no dia 4 (10h às 14h); “Inspeção Aérea de Canos e Dutos com Uso de Inteligência Artificial” de estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) – Campus Maracanã, no dia 5 (14h às 18h); “Mulheres Negras Fazendo Ciência: iniciação científica de jovens negras” de alunas do CEFET/RJ – Campus Maria da Graça, no dia 6 (10h às 14h). A equipe da Caravana da Ciência selecionou experimentos que vão ocorrer durante o evento, por meio dos mediadores.

Já o Museu Ciência e Vida, espaço da Fundação Cecierj localizado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, vai expor alguns aparatos desenvolvidos para o evento I Hackaton Meninas Normalistas. São eles: ‘Semáforo’, dispositivo desenvolvido para atividades de Robótica Educacional, confeccionado com materiais de baixo custo e acionado por hardwares livres;  ‘Roboto, o boto robô’, elaborado para trazer ludicidade a oficina de Educação Ambiental direcionada ao boto cinza e a Baía de Guanabara; ‘Mão biônica’, produzida para promover reflexões a partir de dispositivos biônicos com nosso sistema muscular esquelético; e ‘Micro:bit’, que é um computador de bolso que  trabalha com programação em bloco e sensores.