Público também conferiu os projetos premiados na última edição da FECTI, maior feira de ciências voltada para a educação básica do estado do Rio.

A Fundação Cecierj, mais uma vez, participou do Rio Innovation Week, que aconteceu entre os dias 3 e 6 de outubro, no Píer Mauá, na cidade do Rio. Em seu estande, o público conheceu os projetos educacionais e de divulgação científica, como os trabalhos premiados na FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, os experimentos da Caravana da Ciência, os aparatos desenvolvidos pelo Museu Ciência e Vida, além do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Educação.

O presidente da fundação, João Carrilho, participou da mesa redonda “Estado, Tecnologia e Sociedade: Construindo um Futuro Inovador”, que ocorreu na quinta-feira (05/10), no Palco EDtech do Píer Mauá. O painel discutiu como a tecnologia e a sociedade podem moldar nosso futuro e o papel do Estado no estímulo à ciência, tecnologia e inovação.

“A fundação é muito grande, e essa grandiosidade precisa ser mostrada para a população. A gente vai continuar ampliando e interiorizando o ensino a distância, interiorizando a educação de qualidade para todo o povo fluminense. Podem ter certeza disso”, destacou Carrilho.

A mesa também contou com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo; do presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Jerson Lima; da diretora científica da Faperj, Eliete Bouskela; da presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Caroline Alves; do diretor de tecnologia da Faperj, Aquilino Senra; e do procurador do Estado, Rodrigo Corrêa.

Na sexta-feira (6), no palco E-Gov, Leonardo Viana, servidor da Fundação Cecierj, mostrou como o projeto “Agora Theory”, por meio da análise de dados, explora as percepções de grandes grupos de pessoas, investigando como suas “bolhas ideológicas” influenciam suas visões sobre diversas problemáticas pessoais e sociais. A pesquisa figura entre as três finalistas do Prêmio Destaque Abed de Inovação, reconhecimento atribuído pela Associação Brasileira de Educação a Distância.

Estande da Fundação

No estande da fundação, os visitantes conferiram o hub de inovação e pesquisa desenvolvido pela Cecierj com o objetivo de valorizar e estimular novos projetos como: modelagem e impressão 3D; realidade virtual e ampliada; recursos educacionais abertos e publicações digitais.

A Cecierj também apresentou os projetos da FECTI premiados na última edição do evento, como “Realengo 2038”, com proposições de intervenção urbana no bairro do Colégio Pedro II – Campus Realengo, apresentado pelos alunos Larissa Lobato e Matheus Felipe Lustosa, do 3° ano Ensino Médio, orientados pelo professor Yan Navarro.

“Estamos muito felizes em estar no evento apresentando nosso projeto que trata de mudanças possíveis com melhorias no bairro de Realengo”, disse Larissa.

Outros projetos foram o Gaia SuSTEMtável: meninas pela sustentabilidade”, da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek; “Inspeção Aérea de Canos e Dutos com Uso de Inteligência Artificial” de estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) – Campus Maracanã; “Mulheres Negras Fazendo Ciência: iniciação científica de jovens negras” de alunas do CEFET/RJ – Campus Maria da Graça.

A equipe da Caravana da Ciência trouxe experimentos que foram disputados pelo público durante o evento. Já o Museu Ciência e Vida, espaço da Fundação Cecierj localizado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, expôs alguns aparatos desenvolvidos para o evento I Hackaton Meninas Normalistas. São eles: ‘Semáforo’, dispositivo desenvolvido para atividades de Robótica Educacional, confeccionado com materiais de baixo custo e acionado por hardwares livres; ‘Roboto, o boto robô’, elaborado para trazer ludicidade a oficina de Educação Ambiental direcionada ao boto cinza e a Baía de Guanabara; ‘Mão biônica’, produzida para promover reflexões a partir de dispositivos biônicos com nosso sistema muscular esquelético; e ‘Micro:bit’, que é um computador de bolso que trabalha com programação em bloco e sensores.