Temos inúmeros motivos para explicar o sucesso do Pré-Vestibular Cecierj. Um deles é o empenho dos alunos, que aproveitam toda a estrutura do projeto: aulas, material didático próprio, lives e orientação acadêmica. Ao lado deles, uma equipe dedicada, especialmente de tutores. Vamos compartilhar o resultado alcançado pelo Polo Tanguá, com 34 alunos aprovados em instituições renomadas, como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), além de convocados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Prouni em 2023.

Para Duclécio Lopes, tutor representante do PVC Tanguá, o acompanhamento acadêmico aliado a qualidade dos tutores selecionados para trabalhar no projeto e a identificação destes com a missão e valores do curso potencializam, não somente a preparação dos alunos para as provas, como a formação cidadã dos estudantes.

“As aprovações dos alunos para a universidade, além da tão sonhada realização pessoal e familiar de ingressar no ensino superior, produzem inúmeros frutos para a sociedade, como o surgimento de novas referências acadêmicas e profissionais. Isso inspira e estimula estudantes desta e das próximas gerações no caminho da educação”, declarou o tutor.

O Pré-Vestibular Cecierj Tanguá continua a desempenhar um papel transformador na realidade educacional e social da cidade. Esses resultados demonstram que o projeto prospera. Além de oferecer uma educação de qualidade, é um exemplo inspirador de como a educação pode ser uma ferramenta eficaz na superação das desigualdades e no desenvolvimento social.

Alunas aprovadas

Ana Carolina Marins, estudante do curso Letras-Literatura, na Universidade Federal Fluminense (UFF), é a primeira integrante da família a entrar para uma faculdade pública: “Não foi fácil, mas com a ajuda e dedicação de cada professor, obtive esse resultado e passei na chamada regular do Sisu. Ressalto que não pode haver bons resultados sem esforço. Primeiro, sinto um orgulho individual e, depois, de proporcionar essa mudança na história da minha família e trazer orgulho para eles. Futuramente, quem sabe, ser uma integrante do corpo docente que muda vidas”.

Outra aluna que obteve êxito foi Maria Inês, que está cursando o segundo semestre de Antropologia na UFF: “o projeto foi extremamente importante na minha vida. Se, atualmente, estudo em uma faculdade pública foi graças ao Pré-Vestibular, que defendo com todas as garras. A oportunidade de estudar, independente da sua classe social, é inclusiva e enriquecedora, me considero sortuda por ter conhecido e participado, porque tive professores incríveis, que me incentivaram do primeiro dia de aula até o Enem”.

Quem também compartilha o sentimento da aprovação é Bruna Vidal, aluna do curso de Pedagogia, também pela UFF. “Tive o prazer de ser aluna do Pré-Vestibular Cecierj, em Tanguá, decisão que teve um impacto positivo na minha vida, com a esperada aprovação. Sou eternamente grata pelo projeto, pois foi dessa forma que consegui realizar o objetivo de entrar em uma universidade federal. Desde o primeiro dia, fui super bem acolhida e atendida por professores incríveis que me prepararam para estar onde estou hoje, para além das amizades que fiz durante esse caminho que foram essenciais nessa trajetória”.

Seleção aberta para tutores

Se inspirou nessa história e quer trabalhar no nosso Pré-Vestibular? As inscrições para tutor presencial e a distância estão abertas até o dia 04 de fevereiro. São ofertadas 149 vagas imediatas para 34 polos, além de formação de cadastro de reserva. As inscrições devem ser realizadas, mediante o pagamento da taxa de R$40, exclusivamente no formulário que está disponível na página https://www.cecierj.edu.br/pre-vestibular-social/trabalhe-conosco/.

Esta seleção já conta com o reajuste de 40% no valor das bolsas concedidas aos profissionais da vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. O valor varia de R$ 770 por mês a R$ 1540 conforme tempo de permanência em sala de aula. As vagas são para tutores das seguintes disciplinas: Biologia, Espanhol, Física, História, Geografia, Inglês, Matemática, Português (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira), Química, Redação e Mediação em Libras.

Pode participar o candidato portador de diploma de nível superior emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação ou que esteja cursando a graduação, com matrícula ativa, em instituição de ensino superior pública ou privada. A seleção será realizada em duas etapas sendo a primeira composta por prova de língua portuguesa e conteúdo específico, a ser realizada no dia 04 de fevereiro, em 18 locais de prova, e a segunda etapa de prova didática.

Sobre as tutorias

No ato da inscrição, o candidato poderá optar por uma das modalidades de tutoria: presencial e a distância. A tutoria presencial destina-se ao desenvolvimento de ações pedagógicas nos polos, cumprindo oito horas semanais, aos sábados das 8h às 17h ou das 9h às 18h, ministrando aulas, dirigindo as sessões semanais de orientação acadêmica e participando de outras atividades pedagógicas. Os tutores de Inglês e Espanhol vão atuar exclusivamente a distância.

Todas as instruções e informações sobre esse processo seletivo o candidato encontrará na página do Pré-Vestibular Cecierj no endereço: https://www.cecierj.edu.br/pre-vestibular-social/trabalhe-conosco/ .