Sempre é momento de exaltar a força e as conquistas das mulheres e, em comemoração ao 8 de março – Dia Internacional das Mulheres, compartilhamos a história de Bárbara Laura. O compromisso com a educação e o amor pelo filho, Bernardo, de 3 anos, a levaram na superação de desafios e busca de grandes realizações. Na Fundação Cecierj, a jornada de Barbara começou no Pré-Vestibular e, após concluir a graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está cursando a Especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica, uma parceria da Cecierj com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

“Após o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista, ao invés do luto, respirei tranquila, já que conseguiria saber quais rumos tomar para o desenvolvimento do Bernardo”, explica Laura, que soube da Especialização pelo musicoterapeuta do filho, Robson Ferreira, que fez parte da primeira turma e tem uma escola em Nova Iguaçu, onde o menino faz aula toda semana.

“Ele me incentivou a realizar a inscrição. Durante minha vida profissional, convivi com muitas crianças neurodivergentes, mas foi depois de ser mãe e me deparar com uma criança atípica dentro da minha casa, percebi que tinha que estudar e ensinar os que moravam conosco para lidar da forma correta com ele”, disse Bárbara.

Na especialização, Bárbara encontrou uma fonte de conhecimento e apoio, além de integrar a vivência pessoal com os conhecimentos adquiridos, o que a levou a conquistar a nota máxima em uma atividade sobre Corpo, Movimento e Relações de Ensino. Com sensibilidade e expertise, ela mostrou a experiência com o filho, demonstrando como o corpo desempenha um papel fundamental na comunicação e no desenvolvimento de crianças atípicas.

Neste Dia das Mulheres, celebramos Bárbara Laura e todas as mulheres que, como ela, enfrentam desafios com coragem, determinação e amor e nos fortaleçam com histórias inspiradoras! Confira o vídeo aqui!