A tradicional prévia da FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro será entre os dias 2 a 14 de outubro com transmissão pelo Canal Eureka! No YouTube, sempre das 18h às 19h30. A programação compartilha temas de interesse com a comunidade participante da FECTI, educadores e alunos de licenciatura do Consórcio Cederj, por meio da realização de duas palestras e duas atividades de oficina, na modalidade on-line. Realizada anualmente pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Fecti celebra, em 2025, os 20 anos de realização do evento, vai ocorrer nos dias 6 e 7 de dezembro de 2025, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) – campus Maracanã.

Durante a programação duas oficinas serão oferecidas pelo projeto Praça da Ciência Itinerante, também da Fundação Cecierj. No dia 2 de outubro, a atividade vai explorar as potencialidades pedagógicas do universo dos “Jogos combinatórios com a utilização de Quebra-Cabeças” e, no dia 9 de outubro, os participantes serão contemplados com a oficina “Propriedades químicas de alvejantes e detergentes de uso doméstico e suas relações com a água”.

Já nos dias 7 e 14 de outubro serão realizadas palestras que vão abordar a Declaração da Unesco que marca 2025 como o Ano Internacional da Mecânica Quântica e suas Tecnologias. O debate vai explorar como esse tema está presente em nosso dia a dia e qual a melhor forma de compreendê-lo. Confira a programação completa da Pré-Fecti 2025.

. 2/10
“Entre estratégias e quebra-cabeças: o universo dos jogos combinatórios na educação” com professor Diego de Souza Nicodemos (PCI/CECIERJ)
https://www.youtube.com/live/kPVNFQDzo38?si=s2Gj09_PDL-4iWQ3

Nesta oficina, vamos explorar o fascinante e instigante universo dos jogos combinatórios, desafiando os participantes a pensar estrategicamente e resolver quebra-cabeças lógicos. Utilizando jogos como o jogo do bombeiro, lights out e o jogo da coloração, vamos discutir como esses desafios podem ser aplicados no ensino, promovendo o raciocínio crítico e o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas.

. 7/10
“100 anos da mecânica quântica: o que é e o que não é mecânica quântica?” com Dr. Vladimir Jearim Pena Suárez / Observatório Nacional
https://www.youtube.com/live/7GCV7Fqucew?si=ir5vIuraWqCI4zrv

Aquilo que começou como uma pesquisa sobre a relação entre natureza da luz e a propagação da sua energia radiante, no fim do século XIX, trouxe para a humanidade uma das ferramentas mais poderosas para a compreensão da estrutura da matéria, e múltiplas tecnologias de alta precisão, usadas em áreas como a Medicina ou as Telecomunicações. Mas não é porque está de moda, que se pode introduzir esta área da Física em qualquer contexto.

. 9/10
Propriedades químicas de alvejantes e detergentes de uso doméstico e suas relações com a água” com professor Thales Matheus C. S.da Silva (PCI/CECIERJ)
https://www.youtube.com/live/7HWAyxXJCg8?si=Zwyo_BCkFvudJAoD

O objetivo da oficina é explorar as propriedades oxidantes de hipoclorito de sódio e peróxido de hidrogênio e explicar, por meio de reações químicas, como tudo acontece. Além disso, será puxado um gancho para explicar o porquê de não poder misturar produtos de limpeza caseiros. As propriedades tensoativas de detergentes ou surfactantes são possíveis de verificar visualmente por experimentos como sobre a tensão superficial da água, por meio de inserção de pequenos objetos em copo d’água e posteriormente adição de surfactantes para rompimento desse fenômeno físico-químico. Para observar as propriedades do detergente, também é possível apresentar o experimento do leite psicodélico, que ocorre por facilitação pelos surfactantes à interação entre moléculas de água e de óleo, que são polares e apolares, respectivamente.

. 14/10
“Computação quântica, emaranhamento, teleportação e outros papos futuristas” com dr. José Abdallah Helayël Neto / CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e dr. Vladimir Jearim Pena Suarez / ON
https://www.youtube.com/live/dsIRQLtV71w?si=PwkcwuOwv4hEdEwz

Durante o primeiro quarto do século XXI o mundo viveu transformações vertiginosas nas tecnologias de telecomunicações, graças a uma melhor compreensão das propriedades da matéria. A evolução dos dispositivos eletrônicos foi consequência direta dos avanços no estudo de aplicações da Física do Estado Sólido na Eletrônica. Mas o que acontecerá quando a tecnologia atual seja insuficiente para manejar imensos volumes de dados ou realizar processos cada vez mais complexos?