convite_defrentecomocientista_edespecial_serge-haroche

 

     No dia 9 de maio, às 10h, o projeto De frente com o cientista fará uma edição especial com o pesquisador francês Serge Haroche.  Conhecido por seu trabalho com fótons (partículas de luz), Serge Haroche dividiu o prêmio Nobel da Física com o americano David J. Wineland, em 2012, após descobrir como capturar partículas de luz sem danificá-las. A pesquisa contribuiu para o avanço na mediação do tempo com relógios de extrema precisão além de servir de base técnica para a computação quântica – tecnologia ainda experimental que busca processar informação a velocidades muito superiores à dos computadores atuais.

A palestra será uma excelente oportunidade para o visitante que gosta das ciências exatas e deseja estar de frente com o cientista premiado Serge Haroche. Durante o evento, o profissional irá discutir, entre outros temas,  os avanços das suas pesquisas e os novos rumos da física contemporânea. O Museu Ciência e Vida fica na Rua Aílton da Costa s/n, no bairro 25 de Agosto em Duque de Caxias.  O evento, que é gratuito,  contará com recurso de tradução simultânea. Para mais informações: 2671-7797 ou pelo Fale Conosco (site: www.museucienciaevida.com.br).

 

 

 

Nota Biográfica

Físico. O cientista naturalizado francês, Serge Haroche,  nasceu em 1944 em Casablanca, Marrocos. Graduado na Escola Normal Superior (Ecole Normale Supérieure  – ENS), com doutorado  da Universidade de Paris VI,  Serge é, atualmente,  professor titular da cadeira de física quântica no Colégio da França (Collège de France) e membro da Academia Francesa de Ciências, da Academia Europeia de Ciências e da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. Em 2012, recebeu o prêmio Nobel da Física pela criação de métodos experimentais que permitem medir e manipular sistemas quânticos individuais. Especialista em física atômica e ótica quântica, Haroche já havia recebido em 2009 a Medalha de Ouro do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique, um dos principais centros europeus de pesquisa).

 

 

De frente com o cientista – edição especial: Serge Haroche

9 de maio

Às 10h

Local: Museu Ciência e Vida

Endereço: Rua Aílton da Costa s/n. 25 de Agosto – Duque de Caxias – RJ

Telefone: 2671-7797

Classificação: Livre

Entrada Franca