De 21 de julho a 2 de agosto, o Museu Ciência e Vida oferece uma variada programação de atividades no período de férias escolar. Essa é uma ótima oportunidade de aproveitar o tempo livre para se divertir brincando. Todas as atividades começam às 13h30 são gratuitas! Para mais informações, os interessados podem ligar para o museu: 2671-7797.

 

· Mundo invisível (21/07)

 

Um maravilhoso mundo se esconde dentro de pequeninhas criaturas. Tão pequenas que não conseguimos ver! Então vamos observar esses micro-organismos e descobrir o que eles fazem de importante neste mundo? Após uma breve apresentação, faremos práticas com bactérias, fungos e protozoários que vivem dentro do nosso corpo e no ambiente que nos cerca.

 

· Conhecendo o nosso corpo (22/07)

 

Que tal olhar de um jeito diferente para nós mesmos? A oficina vai explorar a percepção, criatividade e movimento das crianças para que, através de uma brincadeira, possam aprender mais sobre seus ossos, órgãos, movimento e suas funções.

 

· Brincando com ciência (23/07)

 

Resumo: A oficina tem o objetivo de apresentar algumas experiências que abordem conceitos físicos de forma lúdica, capaz de aproximar o participante da ciência em questão. Serão abordados conceitos como as leis de Newton, pressão, velocidade, etc.

 

· Avião de Papel (24/07)

 

Quem nunca brincou com um avião de papel, não é mesmo? Vamos desvendar os porquês da planagem do avião, como a forma, o mecanismo de lançamento, o peso e o vento. Dessa forma, serão desenvolvidas noções de equilíbrio no ar. É claro que também vamos confeccionar esses aviões e testar vários modelos! A oficina tem como público-alvo crianças de 7 a 10 anos.

 

· Jogos planetários (25/07)

 

Sucesso em sua primeira edição, a oficina Jogos Planetários retorna nessas férias trazendo de volta uma forma especial de aprender sobre os planetas do nosso sistema e suas diferentes características: brincando! Em uma gincana onde o público terá de passar por três provas, incluindo um tabuleiro humano e um jogo de twister, conceitos sobre o sistema solar serão apresentados e utilizados como ferramenta para os jogos. A diversão é astronômica e garantida!

 

· Contação de história – Dia dos avôs e das avós (26/07)

 

No dia dos avôs e das avós, vamos ouvir as histórias que apresentam essas lembranças. A contação do livro “Manta” é desenvolvido através de histórias que a avó contava usando uma colcha que foi construída com retalhos, e cada retalho tem uma história para ser contada.

 

· Stop motion (28/07)

 

Luz, câmera e… ação! A oficina tem como objetivo criar um filme utilizando a técnica Stop Motion, muito utilizada na produção de animações. A ideia é que as crianças criem personagens para interagir com o cenário, com o tema esportivo. Os personagens serão criados com massinha e utilizaremos câmeras ou celulares para a produção do vídeo.

 

· Papel eletrizante – Ladif (29/07)

 

Nesta oficina, realizada em parceria com o Ladif, o participante irá se divertir fazendo circuitos elétricos simples com materiais alternativos. Aprenderemos os conceitos básicos por trás de como acendemos uma lâmpada na nossa casa. Faremos isto de forma criativa e divertida, levando para casa um lindo brinde que dependerá da criatividade de cada um.

 

· Brincando com o laser (30/07)

 

A oficina Brincando com Laser tem o objetivo de levar os participantes o conhecimento de algumas propriedades referentes à luz através de experimentos lúdicos e de fácil compreensão para o público infantil. Esta oficina relaciona-se diretamente aos comemorativos do Ano Internacional da Luz.

 

· Divertindo-se com Botânica (31/07)

 

Vamos abrir o mundo das plantas! A oficina tem como objetivo trabalhar de maneira lúdica temas como fotossíntese as partes do vegetal. Temas como condições de germinação de uma semente serão abordadas. Brincando de cientistas, as crianças poderão conhecer um pouquinho da botânica.

 

· Tão perto e tão longe: o sistema solar nas suas mãos (01/08)

 

O quão longe estão os planetas do nosso sistema? Como podemos ter ideia da dimensão dessa distância? Nesta oficina, o público será apresentado a um modelo de sistema solar onde a posição dos planetas e suas órbitas estarão evidenciadas de uma forma mais imersiva e associativa com a sua realidade. Para tornar a atividade mais encantadora, pequenas figuras dos planetas serão distribuídas, de forma que os visitantes levem para casa uma réplica dos planetas do sistema solar.

 

· Contação de história – No mundo da lua (02/08)

 

Vamos entrar no fantástico mundo das histórias! Com a contação dos livros “Fonchito e a Lua” e “Qual o sabor da lua?”, reconhecidos contos voltados ao público infantil, o público entrará em mundos de fantasia que remetem sempre ao satélite da Terra. Por fim, que tal descobrir algumas curiosidades sobre a nossa lua?