O Ceja Niterói preparou uma série de atividades para desenvolver a Campanha Outubro Rosa na unidade. Com o objetivo de conscientizar jovens e adultos sobre  a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama, a escola tem atividades programadas ao longo de todo o mês de outubro.

Entre as atividades agendadas, alunos e professores poderão contar com palestras ministradas por especialistas, exibição de filme, atividades práticas, sessão musical  e depoimentos de quem já contraiu a doença.

Segundo a diretora geral do Ceja Niterói, Verônica Lutterback, a ideia é unir a comunidade escolar para refletir sobre o problema que já atinge milhões de mulheres pelo mundo. “Convidamos não só as alunas e professoras como também todo o público do sexo masculino que poderá contribuir divulgando as noções sobre a doença a amigas, esposas e familiares. A campanha é para todos”, ressaltou.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, até o fim deste ano, deverão ser registrados 57 mil casos novos de Câncer de Mama no país. Este tipo da doença representa 22% dos tumores detectados no Brasil.

Para quem não sabe, o Outubro Rosa é um movimento popular celebrado em todo o mundo. O símbolo é um laço cor-de-rosa que remete à luta contra a doença e conclama a participação da sociedade em geral. Esta campanha começou na década de 1990 nos Estados Unidos, onde vários estados promoviam ações isoladas alusivas à doença. Pouco tempo depois, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção ao Câncer de Mama.

VEJA A PROGRAMAÇÃO!!

07/10/15-  A atividade física e o Câncer de Mama
14h- Palestra com a professora de Educação Física Gleisy Boechat,  do Ceja Niterói

14/10/15-  A importância do autoexame das mamas
14h- Palestra com a enfermeira Bertila Riker, do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP).
15h- Exibição do filme “Uma chance para viver” (Living Pŕoof).

22/10/15-  Histórias de superação
14h- Depoimentos de (ex)-pacientes.
15h – Palestra com o fisioterapeuta oncológico Paulo Gonçalves, da Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia (ABFO)
Tema: Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama

29/10/15 – O Câncer de Mama e os direitos decorrentes da doença
14h- Palestra com a advogada e professora de Biologia Cilene Souza, da Rede Estadual de Ensino