Em uma iniciativa pioneira no Estado, a Rede CEJA passou a adotar novos parâmetros para a expedição do certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio. A partir de agora, o documento será gerado eletronicamente pelo SEI – Sistema Eletrônico de Informações, o que garante mais segurança e praticidade ao processo. A mudança ocorreu após a publicação da resolução conjunta da Secretaria de Estado de Educação e da Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, que compartilha a administração das unidades da Rede CEJA.

Os certificados serão gerados no formato PDF (Portable Document Format), o que permite o envio pelo e-mail informado no ato da matrícula pelo aluno. Se preferir, ele pode solicitar que seja impresso e retirado presencialmente nas escolas da Rede CEJA. Outra mudança importante é que o documento passa a ter um QR Code, mais um dispositivo que garante a sua autenticidade.

“Essa é mais uma iniciativa que a Fundação Cecierj e a Secretaria de Estado de Educação promovem para aprimorar o trabalho na Rede CEJA. Antes, já tínhamos definido as normas de avaliação do desempenho escolar, o que possibilitou a retomada, após vinte anos, do exame estadual de certificação. Esses mecanismos, além de dar unidade ao processo, facilita a vida do profissional e do aluno, que ganha mais um estímulo para concluir os estudos”, declarou o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.

O procedimento para certificação dos alunos concluintes iniciará com o envio de Ofício, gerado no SEI pela unidade escolar da Rede CEJA, ao Órgão Regional de Inspeção Escolar com a solicitação de verificação da listagem de alunos concluintes. Com a publicação da resolução, as escolas vão digitalizar o arquivo ativo e inativo que se encontram na forma física. O sistema de registro e arquivamento digital do acervo escolar é o SCA – Sistema de Controle Acadêmico.

As escolas da Rede CEJA já emitiam os certificados de conclusão, mas a entrega era feita apenas em papel.  O processo ganha também em agilidade, com a emissão eletrônica, já que o Professor Inspetor Escolar vai assinar eletronicamente junto com a direção, sem precisar ir até a escola. Os certificados continuam obedecendo aos modelos estabelecidos pela Secretaria de Estado de Educação.

“A emissão do certificado de conclusão por meio eletrônico vai modernizar o acesso às informações. Além de facilitar a vida do estudante, tem como contrapartida o ganho ambiental, uma vez que a utilização de papéis é reduzida, tornando a gestão mais sustentável”, disse a secretária Patrícia Reis.