Nossa relação com a radiação é ambivalente. Por um lado, ela traz benefícios, como a produção de vitamina D pela luz do sol e o uso de raios-X para radiografais e tomografias. Por outro, pode danificar nossos organismos, levando ao aparecimento de doenças, por exemplo, câncer. O estudo dessas interações, positivas e negativas, é chamado de foto e radiobiologia. Essa é a área de pesquisa de Januário Bispo Cabral Neto, do Laboratório de Radiobiologia Molecular da UFRJ, que estará no De Frente com Cientistas, no dia 13 de novembro, às 14h, no Museu Ciência e Vida.

 

O que levou Januário à biologia? E por que se interessou por esse campo? Será que ele teve alguma experiência pessoal com os efeitos da radiação? Saiba as respostas para essas perguntas e conheça um pouco mais sobre o Januário no evento. As inscrições para o De Frente com Cientistas são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 2671-7797. A atividade oferece certificado.

 

Sobre o programa – O “De Frente com Cientistas” acontece mensalmente no Museu Ciência e Vida. A ideia do evento é mostrar a trajetória do cientista, aproximando a plateia da carreira e seus estudos. Sempre gratuito e com direito a certificado, o evento busca apresentar a vida de cientistas, desfazendo a imagem distanciada que, em geral, se tem dessas carreiras. O programa já recebeu importantes nomes nacionais e internacionais, a exemplo do Nobel de química Kurt Wüthrich e do Nobel de física Serge Haroche.

 

Serviço:

De Frente com Cientistas – Januário Bispo Cabral Neto

Data: 13 de novembro – 14h

Local: Museu Ciência e Vida

Rua Ailton da Costa, s/n – Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias, RJ, 25071-160

Telefone: (21) 2671-7797

Gratuito com emissão de certificado