O Consórcio Cederj passa a oferecer a partir do Vestibular 2018.2 o curso de Ciências Contábeis, que será ministrado pela UFRJ. Com isso, o Convênio amplia para 16 o número de cursos disponíveis na modalidade semipresencial. Serão oferecidas 240 vagas em cinco polos: Belford Roxo, Miracema, Paracambi, Resende e São Gonçalo.

No Rio de Janeiro, a média salarial do contador é de R$ 3 mil, de acordo com a Federação dos Contabilistas do Estado do Rio de Janeiro (FedCont). Para exercer essa atividade, é necessário o registro profissional que é emitido após aprovação no Exame de Suficiência, que tornou-se obrigatório a partir de 2011.

No primeiro ano de curso o aluno estudará disciplinas básicas, como Sociologia, Português, Economia, Direito e Administração. Em seguida, é a vez das disciplinas voltadas para a formação técnica e gerencial, como Teoria da Contabilidade, Planejamento e Contabilidade Financeira. Há também aulas de Legislação comercial, direito, planejamento tributário e auditoria.

A Contabilidade é uma das profissões que mais crescem no mundo. De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), só no Brasil, existem mais de 350 mil contadores registrados em 61 mil empresas de contabilidade. A demanda por profissionais aumentou muito nos últimos anos, e os 1,2 mil cursos do País não estão dando conta de suprir o déficit de profissionais existente no mercado. Além disso, desde 2015 somente os bacharéis podem obter o registro profissional para atuar no setor. Antes, técnicos em contabilidade também podiam solicitar o documento.

Algumas especialidades que o contador pode atuar:

  • Auditoria: Fiscalizar as contas de uma empresa, instituição pública ou não governamental, conferindo uma amostragem dos registros e dados em livros contábeis e balanços.
  • Contabilidade ambiental: Controle e planejamento de gastos relacionados ao meio ambiente para avaliar o desempenho ambiental da empresa.
  • Contabilidade gerencial: Registrar e analisar as operações financeiras e patrimoniais de uma empresa, acompanhando suas transações e fornecendo dados para a tomada de decisões.
  • Ensino: Dar aulas em cursos técnicos e treinamento a funcionários de empresas na área contábil.
  • Perícia contábil: Analisar o conjunto completo das operações financeiras de um estabelecimento em busca de informações que evidenciem se houve ou não erro ou fraude patrimonial e fiscal.
  • Planejamento e controladoria: Analisar ações de diversas áreas da empresa e propor medidas com o objetivo de equilibrar as contas e melhorar a rentabilidade do negócio.

Mercado de Trabalho

O mercado para este bacharel tem se mantido aquecido desde 2010, quando o Brasil passou a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade. Outros fatores que elevam a procura são a necessidade do envio de informações para a Receita Federal por meio digital, a complexa matriz tributária brasileira e a falta de especialistas qualificados. Escritórios de consultoria e empresas contratam o bacharel para trabalhar na área tributária e na tesouraria.