Uma das novidades este ano do Vestibular Cederj 2018.2 é a chegada de um polo no município de Miracema. Serão oferecidos dois cursos no local: Pedagogia, 40 vagas, oferecida pela UENF, e Ciências Contábeis, 50 vagas, ministrada pela UFRJ. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de maio.

Miracema é um município do Noroeste Fluminense e faz divisa com Laje do Muriaé, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá, Rio de Janeiro; e Palma, que fica em Minas Gerais. Foi povoada na época do Brasil Império, começando a alcançar sua fase de maior progresso durante o século XIX, época em que suas lavouras de café, arroz, milho e feijão abasteciam os mercados, chegando em lombos de burros, via São Fidélis, e a partir de 1883, pela Estrada de Ferro Santo Antônio de Pádua – Ramal Miracema.

Com sua emancipação político-administrativa, o município recuperou-se da derrocada do café e foi iniciada à prática da cultura do algodão para abastecer a fábrica de tecidos São Martino. Paralelamente, foi desenvolvida a cultura da cana-de-açúcar em ação conjunta com a Usina Santa Rosa.

O que há para fazer em Miracema? A região é repleta de belezas naturais como cachoeiras sendo as principais:

· Cachoeira da Cara: em cujo acesso há pequenas cascatas formadas pelos desníveis do terreno até chegar à queda d’água de 20 metros de altura, formando uma piscina de 10 m. de comprimento e 5 m. de largura. Segue-se uma corredeira com nova queda de 3 m.

· Cachoeira do Moura: formada por um desnível de aproximadamente 35 m., nesse trecho existe uma ilha fluvial e barragem, o que faz com que o curso do rio se divida, formando 2 piscinas em cada lado da ilha.

· Cachoeira do Paraíso do Tobias: localizada no Ribeirão do Bonito, tem um queda de 2,5 m. e forma um lago de 25 m. de diâmetro.

Quem prefere opções mais radicais podem se arriscar nas aventuras abaixo:

· Pontão do Sinal: com 930 m. de altitude, o pico é um dos pontos mais altos do Município. O caminho que leva ao pico possui 14km, em trilha de mata fechada. De seu cume avista-se a localidade de Areias, a cidade de Miracema, Monte Alegre em Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá.

 

Os amantes de programação cultural podem marcar na agenda deste ano o evento Inverno Cultural. Durante os meses desta estação fria é promovido pelo Centro Cultural do Município encontros de leitura e arte, que acontecem na praça Ary Parreira, no centro da cidade. Todos os dias são realizadas atividades como: contação de histórias, tendas de editoras, stands gastronômicos, exposições de artes plásticas, artesanato local, além de sarau poético e lançamento de livros.

Fonte: Wikipédia