Os profissionais da ativa da segurança pública, como policiais militares e civis, guardas municipais, agentes penitenciários, bombeiros, policiais rodoviários federais, policiais federais membros das forças armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), agentes portuários e agentes policiais e civis de outros estados da federação que sentem a necessidade de fazer uma atualização podem se inscrever no curso de tecnólogo de Segurança Pública oferecido pelo Cederj. São 540 vagas e 30% delas podem ser preenchidas com a nota do Enem.

O curso tem como objetivo formar profissionais que desenvolvam políticas públicas de segurança, com base no estudo do processo institucional e na administração de conflitos da violência e da criminalidade em suas diferentes versões. Ele também permite identificar as principais causas e impactos dos fenômenos da violência para produzir entendimentos específicos de políticas públicas na área de segurança pública e social. Os estudos trarão suporte para o profissional de segurança promover melhores taxas de previsibilidade em favor dos trajetos dos indivíduos em variados contextos sociais, seja nas esferas nacionais, estaduais ou municipais.

Ministrada pela UFF, a graduação tem duração de cinco semestres e pode ser concluída em no máximo oito. A carga horária total obrigatória é de 1.605 horas, e mais 105 horas de disciplinas optativas. São trinta e uma disciplinas que compõe a matriz curricular, entre as quais podemos destacar Antropologia do direito, Conflitos e Sociedade, Modelos e Instituições de Segurança Pública e Metodologia da Pesquisa, além do trabalho de conclusão de curso. A coordenação está a cargo da professora Ludmila Antunes e a vice-coordenação da professora Andrea Soutto Mayor.

O Cederj oferece essa graduação em doze polos: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Campo Grande, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende, Rio Bonito, São Gonçalo e Três Rios.