Você sabia que o Polo Cantagalo do Cederj fica na Região Serrana do Rio de Janeiro? O município de Cantagalo fica a 200km da capital e faz divisa com as cidades de Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Santo Antônio de Pádua, São Sebastião do Alto, Itaocara, Macuco, no Rio, e Pirapetinga e Estrela Dalva, em Minas Gerais. No local são oferecidos sete cursos: Administração, Computação, Engenharia de Produção, Licenciatura em História, Matemática e Pedagogia.

A cidade, que chega a temperatura de 3 graus no inverno e é rico em construções históricas da época do ciclo do café no Vale do Paraíba. Entre os eventos mais concorridos estão a Semana Santa, com espetáculos teatrais que relatam a Paixão de Cristo, e o São João, reunindo dezenas de arraiás.

Duas das principais atrações turísticas estão relacionadas ao filho ilustre da cidade Euclides da Cunha. É possível visitar a Casa de Euclides da Cunha e um museu dedicado ao autor de Os Sertões, que nasceu no município em 20 de janeiro de 1866 e faleceu no Rio de Janeiro, em 15 de agosto de 1909.