A atmosfera do Cineteatro do Instituto Federal Fluminense (IFF) proporcionou o cenário perfeito para celebrar o talento literário dos estudantes de Letras do Polo Cederj Itaperuna, ofertado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no âmbito do Consórcio Cederj. O evento, que aconteceu no dia 27 de outubro, marcou o lançamento da antologia “37 Faces Poéticas”, composta por poesias de quem já concluiu o curso quanto os que ainda estão em formação.

A diretora do Polo de Itaperuna, Rita Valleriote, expressou sua satisfação: “O lançamento do livro mexeu com as nossas emoções. O projeto iniciou antes da pandemia e foram três anos de construção. Mesmo com os desafios, a paixão pela literatura não esmoreceu”.

O livro reúne 37 poesias e também narra o histórico da criação da proposta do ensino semipresencial do Consórcio Cederj, um catalisador positivo na vida de centenas de acadêmicos, e a implantação dos cursos no Polo de Itaperuna. Destacam-se a parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a colaboração entre a Fundação Cecierj e a CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

O lançamento celebrou a conquista literária dos universitários e reforçou a importância da cultura e da parceria entre instituições acadêmicas e culturais para o desenvolvimento intelectual e social da comunidade, como a Academia Itaperunense de Letras (Acil). O projeto teve como propósito evidenciar a multiplicidade das 37 faces poéticas e seus desdobramentos na literatura brasileira.