O campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro foi tomado pela alegria e emoção na terça-feira (20), durante a apresentação da Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro, regida pelo maestro Rafael Barros Castro.

O Cecierj, pela primeira vez, ajudou a organizar mais uma edição do Projeto ConcertUERJ, facilitando o acesso de estudantes e docentes da rede Ceja de ensino a um concerto com composições de grandes nomes do jazz.

A Fundação também disponibilizou três vans para o transporte de mais de 70 alunos e professores ao Teatro Odylo Costa Filho, onde aconteceu a apresentação, que teve participações da cantora Rosa Marya Colin e dos músicos Carlos Malta (saxofone) e Arthur Dutra (vibrafone).

A coordenadora pedagógica do Ceja Madureira – uma das sete unidades que assistiram ao concerto -, Débora Souza, se emocionou ao conhecer Rosa Marya Colin, de quem é fã: “Ela faz parte da vida da minha família, tenho disco de vinil e ouço sempre. No concerto, comprei dois CDs, tirei fotos com ela e cheguei em casa com um beijo na bochecha. Quase não lavei o rosto (risos)”, conta.

Débora ressalta que não foi a única impactada pelo show: “Foi lindo ver nossos alunos se apropriando de uma cultura que, segundo eles, não faz parte de suas vidas. Todos ficaram muito impactados com o evento e pedindo para que organizássemos mais”.

O novo presidente do Cecierj, Gilson Rodrigues, diz que vai se empenhar para atender ao pedido dos alunos: “Uma das linhas de trabalho da nossa gestão é apoiar e participar ainda mais de eventos como esse”.

A apresentação contou com clássicos como “Somewhere over the rainbow” e “Fly me to the moon”, além de uma homenagem ao maestro, compositor e pianista francês Michel Legrand, falecido em janeiro.

O Projeto ConcertUERJ oferece espetáculos de música erudita à comunidade interna e externa da UERJ, consorciada ao Cederj, de forma gratuita ou a preços populares. A iniciativa promove o acesso e a formação da plateia para este gênero musical pouco difundido aos jovens e adultos de baixa renda.