Foi bonita e cheia de emoção a cerimônia de formatura dos 40 alunos das turmas de 2023, dos ensinos fundamental e médio, da escola do Ceja Senai/Vila Isabel, nesta terça-feira (12/12), no auditório da Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento foi tão especial que reuniu dois alunos: Maria Rita Santos Parisi, de 18 anos, e Boris Valtes, que, aos 92 anos de idade, também conquistou o diploma do ensino médio.

“Por experiência pessoal e familiar, eu acredito muito na educação e esse curso significou uma ocupação mental. Tenho muita saudade e estima pela escola. Se pudesse, voltaria outra vez, mas tenho outras coisas para fazer”, disse Boris com um largo sorriso no rosto.

Já a jovem Maria Rita, acompanhada dos pais, falou sobre sua experiência: “Fiquei muito feliz, com alegria e também chorei muito”. Seu pai também se manifestou. “Tenho a sensação de dever cumprido”, afirmou Milton Parisi.

Mãe de Maria, Claudia Parisi explicou o seu sentimento de gratidão à rede de apoio que a família recebeu na escola do Ceja, para que a filha, pessoa com síndrome de down, chegasse ao final do ensino médio: “Conseguimos encontrar todo o apoio da equipe e a formatura da Maria Rita é uma sensação de vitória”, declarou.

Para o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho, toda cerimônia de formatura é um momento de alegria, “principalmente para os alunos da nossa Rede Ceja que se esforçam para estudar”, destacando a dedicação dos estudantes, apesar de toda a luta do dia a dia, mas que conseguem retornar para a sala de aula e se formar.

“É muita alegria para a Fundação ter a oportunidade de transformar vidas. Foi um momento muito importante de estar presente, nesta formatura, com os alunos da escola Ceja Senai/Vila Isabel e reencontrar tantos amigos que estão prontos para seguirem as suas vidas acadêmica e profissionalmente”, ressaltou João, ao lado do diretor-geral da Rede Ceja Sidney Borges.