Faltam 60 dias para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, que acontecerá nos dias 3 e 10 de novembro em todo o Brasil. Na reta final, é importante ter planejamento para usar o tempo restante para se preparar.

O mediador de Física do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj, Gil Max, conta qual a melhor estratégia para se sair bem na prova: “A essa altura do ano, quem está se preparando já viu a maior parte do conteúdo. A dica é pegar as provas anteriores, da mais recente a mais antiga, e depois corrigir com os gabaritos comentados, para saber onde errou, quais são as dificuldades e, então, procurar ajuda com algum professor, vídeo-aula, etc…”.

Gil Max também fala sobre como organizar os horários de estudo: “Não acho que seja produtivo juntar duas ou três matérias exatas no mesmo dia de estudos, porque caso o aluno não consiga resolver um problema, talvez não compreenda os outros conteúdos, que exigem muito raciocínio. O ideal é casar uma matéria de humanas com uma de exatas, para equilibrar. Mesmo não gostando de uma determinada disciplina, é preciso respeitar o horário estipulado”.

O mediador chama a atenção sobre a necessidade de criar o hábito da leitura. Isso porque as questões do Enem são longas e exigem concentração. “É preciso ler o enunciado inteiro para ter um panorama geral sobre a questão antes de respondê-la. Isso vai deixar o candidato mais seguro e evitar que ele caia na famosa ‘pegadinha’”, completa.