Servidora de carreira da Secretaria de Estado de Educação, Bacharel e Licenciada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Professora Cristiane Bittencourt teve o seu primeiro contato com a EaD trabalhando no Colégio Militar do Rio de Janeiro no início do novo milênio, quando montaram a primeira Plataforma para Educação a Distância com a finalidade de atender aos filhos de militares que estavam prestando serviço em áreas isoladas e no exterior.

Quando cursava o Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atuou como Tutora a Distância do então Curso de Pedagogia para os Anos Iniciais pelo Consórcio CEDERJ.

Apaixonou-se ainda mais pela metodologia e pela possibilidade de levar o ensino superior público e de excelente qualidade a tantos que não teriam condições de cursar presencialmente.

Assumiu a Coordenação de uma disciplina do Curso e participou ativamente durante dois anos na formação de novos pedagogos nos Polos do Noroeste do Rio de Janeiro.

Em 2006, lhe foi proposto um novo desafio: assumir a direção do Polo CEDERJ de Nova Iguaçu. Lá ficou por seis anos e teve contato com mais um elo da rede que é a EaD. O Polo, com 9 cursos, tornou-se o mais concorrido do Estado e coleciona incontáveis narrativas de êxito e reconhecimento de estudantes.

Na trajetória, ajudou a construir e a aprovar o texto da Educação a Distância do Plano Estadual de Educação e participou de vários Congressos da abrangência temática.

No Curso de Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, teve a contribuição necessária para fomentar mais uma de suas paixões: projetar políticas públicas para o desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população através da Educação.

Ao retornar à Fundação CECIERJ em 2019, foi convidada pelo Presidente Gilson Rodrigues para assumir a Diretoria de Polos e, desde então, trabalha para fornecer sustentabilidade de gestão aos 34 diretores de polo CEDERJ no Rio de Janeiro.

“Acredito que a tecnologia e a inovação jamais podem ser barreira para quem quer que seja, precisam ser ponte, unir, ligar pontos que pareçam ser de ligação impossível. E o Ensino Superior ofertado pelas Universidades e gerenciado pela Fundação CECIERJ é isso: uma ponte que permite a verdadeira democratização do acesso à Educação. É uma honra ajudar a construir pontes! É uma honra fazer parte desta equipe e desta história!”