Não poder ver os amigos ou passear por aí é chato, não é? Às vezes, encontramos dificuldades em lidar com o isolamento social. Separamos cinco dicas de quem é especialista em ficar um tempo trancado dentro de casa e longe da família e dos amigos: os astronautas! ✨🚀

Pouca gente sabe, mas os astronautas têm de ficar em quarentena antes das suas idas à Estação Espacial Internacional, para se prepararem psicologicamente e, se durante a missão eles tiverem contato com ambientes externos, repetem a quarentena ao voltar para a Terra, para evitarem contágio de doenças. Os astronautas que pisaram na Lua, na missão Apollo 11, também tiveram que ficar 21 dias em quarentena depois da sua chegada à Terra, para assegurar que eles não traziam consigo, involuntariamente, algum micro-organismo nocivo que infectasse a população terrestre.

Aí vão as dicas:

1. Crie uma rotina! E isso inclui a hora de dormir e acordar!

2. Mantenha um diário e registre nele os acontecimentos do seu dia – e também seus pensamentos e sentimentos.

3. Permaneça conectado com amigos e família. O isolamento social é físico, você pode aproveitar a tecnologia para se manter em contato virtual com seus entes queridos que estão distantes.

4. Se você mora com alguém, não precisa ficar junto o tempo todo. É importante dedicar um tempo para suas próprias atividades, a atividades novas e a falar com outras pessoas. Isso ajuda a evitar conflitos e ter mais tolerância com seus companheiros de casa.

5. Tente relaxar. Procure coisas que você gosta de fazer e invista tempo nisso. Sabemos que a situação está estressante, mas a gente tem que sobreviver da forma mais tranquila possível. Então, divirta-se! Vai passar.

Tá com criança em casa? É claro que não existe crianças nas missões espaciais, né… Mas a gente dá um jeito de se adaptar! 😉