Vocês conhecem June Almeida? Não, ela não é uma celebridade brasileira. June Almeida, que na verdade era June Hart e passou a se chamar June Almeida depois de se casar com o artista venezuelano Enriques Almeida, foi uma virologista nascida na Escócia e que descobriu o primeiro coronavírus em 1964, em seu laboratório no hospital St. Thomas, em Londres. Aliás, Boris Johnson, premier britânico que contraiu a Covid-19, foi internado nesse mesmo hospital para se tratar da doença – e felizmente já foi liberado.

Ainda antes de se mudar para Londres, June se dedicava a trabalhar com imagens de laboratório. Ela conseguiu um emprego de técnica de laboratório em histopatologia na Royal Infirmary, em Galsgow, na Escócia. Histopatologia é o estudo de tecidos que apresentam uma doença, uma patologia, como é o caso dos tecidos submetidos à biopsias. Essas amostras de tecido são estudadas com auxílio de microscópios que ajudam a identificar como a patologia se desenvolve.

                       June Almeida

Mais tarde, June mudou-se para Toronto, no Canadá, junto com a família, para trabalhar no Instituto de Câncer de Ontario, onde se tornou uma expert em microscopia eletrônica. Ela foi pioneira no uso de um método para visualizar vírus, usando anticorpos para agregá-los. Em 1964, ela voltou para Londres, para o mesmo hospital onde havia trabalhado anteriormente, e certo dia recebeu uma amostra de vírus para analisar no microscópio eletrônico. Esses vírus pareciam com o vírus influenza que ela conhecia bem, mas não eram exatamente iguais. Ela já havia visto partículas assim antes, quando pesquisava hepatite de ratos e bronquites de galinhas. Entretanto, nessa época, quando tentou publicar sua pesquisa em uma revista científica, foi rejeitada pois a comunidade achava que eram imagens ruins do vírus influenza e não de um outro vírus. Mal sabiam eles que ali estava o coronavírus, que um dia provocaria uma pandemia e nos obrigaria a ficar em casa.