A próxima edição da revista científica EaD em Foco vai discutir o impacto das experiências educacionais nesse momento de enfrentamento à pandemia da Covid-19 e os recursos tecnológicos para o ensino a distância. As chamadas para a publicação de artigos acadêmicos já estão abertas e as propostas de até 1.500 palavras devem ser enviadas para o e-mail eadpandemia@cecierj.edu.br até o dia 31 de agosto de 2020. “Contribuições da EaD em tempos de pandemia e pós-pandemia” será lançado em setembro.

O propósito deste número é registrar, relatar e divulgar, em formato acadêmico, o impacto das experiências educacionais neste momento único da sociedade e, por isso, os temas das contribuições devem seguir uma das categorias a seguir: propostas educacionais, artigos originais ou pesquisa empírica. Todas as informações sobre os critérios de formatação já preestabelecidos estão disponíveis no https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/about/submissions.

Os autores devem enviar sua proposta destacando, no assunto, uma entre as três categorias supracitadas. O texto deverá contemplar, preferencialmente, os objetivos educacionais, a opção metodológica, os resultados obtidos ou esperados, as pré-analises e as indicações de como se dará a discussão com a literatura existente (quando pertinente).

Todas as propostas passarão pela pré-avaliação dos editores responsáveis por essa edição temática. Eles terão autonomia para redirecionar a seção para a qual a contribuição deverá ser submetida. Os autores serão informados, por e-mail, sobre a pré-avaliação de sua proposta; caso seja aceita, terão prazo de até 45 dias para a submissão final de seu manuscrito, a partir do qual passarão pelo fluxo editorial de revisão por pares, em duplo-cego.

Editores responsáveis deste número especial
Daniel Fábio Salvador – Professor Doutor da Fundação Cecierj. Docente e pesquisador do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/Fiocruz).

Esteban Lopez Moreno – Professor Doutor da Fundação Cecierj, Editor-chefe da revista EaD em Foco. Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Pequi/UFRJ). Professor consultor de “Notório saber” pela Comissão Nacional de Avaiação da Educação Superior (CONAES-INEP).

Maurício Roberto Motta Pinto da Luz – IOC/Fiocruz. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (Pgebs/IOC/Fiocruz). Pesquisador-chefe do Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências – e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/Fiocruz).