O prazo de inscrição para o curso AprovaRJ, preparatório para ingresso em escolas técnicas, militares e institutos federais, foi prorrogado até o dia 27 de setembro. São 1.300 vagas destinadas para estudantes que tenham completado ou estejam em conclusão dos ensinos fundamental II e médio. O curso é gratuito e realizado na modalidade a distância. A iniciativa é da Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para os candidatos de ensino fundamental, o curso é voltado para quem deseja ingressar nas seguintes instituições: Colégio Pedro II (CPII), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Colégio Naval da Marinha, Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR).

Os estudantes que tenham completado ou estejam em conclusão do Ensino Médio estão aptos a concorrer às vagas das escolas e institutos militares a seguir: Instituto Militar de Engenharia (IME), Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM), Academia da Força Aérea (AFA), Escola Naval da Marinha, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Escola de Sargentos das Armas (ESA) e Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEX).

“Esta é a segunda edição do Aprova RJ e a primeira edição teve um número expressivo de inscrições. Percebemos a necessidade de uma nova oferta para os estudantes que desejam ingressar escolas técnicas, militares e institutos federais e trilhar um caminho de sucesso ao ingressar em importantes instituições de ensino. O curso, que é gratuito e a distância, é uma ótima oportunidade”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.

As aulas terão início no dia 23 de outubro. Só será permitida uma inscrição por candidato, que deverá optar por um dos cursos que desejar se inscrever, de acordo com o edital da seleção.

Sobre o curso

O curso AprovaRJ é organizado em dois módulos com duração de 16 semanas. O módulo I contempla as áreas gerais dos concursos e o módulo II aborda a parte específica de cada concurso. Para mais informações sobre o processo seletivo deste edital, o candidato deverá acessar o site https://extensao.cecierj.edu.br/cursos/aprovarj/ .