O inverno é a estação mais seca e com os céus mais limpos do Rio de Janeiro. E mesmo que as noites de inverno sejam cheias de estrelas bem brilhantes, marcas das nossas constelações favoritas, não é difícil distinguir entre elas alguns objetos ainda mais brilhantes que os demais.

À primeira vista, um observador desavisado pode olhar para eles e pensar que também se tratam de estrelas. Mas, se acompanharmos cada um desses objetos ao longo das noites, vamos perceber que eles parecem se mover de forma diferente das demais estrelas: enquanto elas parecem se mover sempre na mesma direção, todas juntas, cada dia mais um pouquinho a oeste (quando observadas sempre no mesmo horário), esses pontinhos parecem se mover por um caminho próprio. Esse movimento diferentão fez com que os gregos na Antiguidade nomeassem esses objetos “πλανήτης” -0 “errantes”. Achou o nome complicado? Talvez você prefira o nome em latim: “planetae”.

Isso mesmo! Esses pontinhos bem brilhantes geralmente são um dos cinco planetas do nosso sistema planetário que conseguimos ver a olho nu no céu. Se mesmo assim a dúvida persistir (vai que você está apenas olhando para uma estrela super brilhante, não é?), aqui vai um truque: olhe para o astro por alguns segundos. Se você notar que ele parece “piscar”, cintilando no céu, é uma estrela. Agora, se você não perceber nenhuma cintilação, é um planeta lindinho passando aí no céu!

Vistos da Terra, os planetas apresentam cores diferentes, sendo o mais brilhante deles Vênus (o terceiro objeto mais brilhante no céu, só perdendo para o Sol e a Lua), com uma cor branca-amarelada linda. Mercúrio, um planeta que só pode ser observado um pouco antes do sol nascer ou se pôr, tem uma cor amarelo-alaranjada, enquanto Júpiter e Saturno aparecem como objetos amarelo pálidos. Por fim, o de mais fácil distinção, Marte: ele tem uma cor vermelha alaranjada bem característica.

Poder observar todos os cinco juntos no céu é uma ocasião rara. Se você está acompanhando nosso calendário astronômico, sabe que este evento raro aconteceu no último domingo. Mas se você perdeu este evento, não precisa ficar triste que ainda dá para ver todos esses planetas em uma mesma noite. Para saber como, é só ver nosso calendário astronômico, que lá nós damos todas as orientações.

Boa observação!