A Fundação Cecierj lança novas turmas do projeto “Contribuições Cecierj para o Ensino Remoto”, com três cursos gratuitos e online criados para auxiliar os professores das instituições de Ensino Superior a superar o desafio do ensino mediado por tecnologia, provocado pelas mudanças ocorridas na Educação por causa da pandemia da Covid-19. As inscrições para o primeiro curso “Ensino presencial virtualizado: aulas remotas em tempo real” estão abertas até o dia 22 de setembro, e devem ser realizadas pelo link https://extensao.cecierj.edu.br/cursos-livres/ensino-presencial-virtualizado-aulas-remotas-em-tempo-real/.

Criado pela Fundação Cecierj para auxiliar os docentes no desenvolvimento do ensino remoto, o projeto oferece conteúdos que passam pela compreensão das mudanças em relação às aulas presenciais, e provocam a reflexão sobre as escolhas didáticas necessárias para iniciar o processo, as limitações e vantagens do uso das tecnologias e apresenta as funções das principais ferramentas tecnológicas disponíveis para o ensino remoto. Além dos cursos, a iniciativa também disponibiliza o acesso aos diversos recursos educacionais, como vídeos, podcasts e materiais didáticos.

“O retorno dos professores foi muito positivo e tivemos uma procura grande para alguns cursos oferecidos no projeto ‘Contribuições Cecierj para o Ensino Remoto‘. Por isso, resolvemos criar novas turmas com 2500 vagas disponíveis. O nosso objetivo com essa iniciativa é auxiliar os docentes nesse momento difícil em que o ensino remoto se transformou em alternativa para a não interrupção das atividades acadêmicas. Queremos, com a experiência que a Fundação Cecierj tem com a modalidade a distância, apresentar as possibilidades tecnológicas e didáticas já disponíveis para a realização do ensino remoto”, explica o professor Glaucio José Marafon, vice-presidente de Educação a Superior a Distância da Fundação Cecierj.

Veja mais informações sobre os cursos online:

Ensino presencial virtualizado: aulas remotas em tempo real”

Descrição:

O curso apresenta as funcionalidades das principais tecnologias para realização de aulas e atividades online em tempo real, além de compartilhar algumas indicações didáticas para promover maior interação dos estudantes durante aulas virtuais.

Inscrições abertas: 14/09 até dia 22/09 pelo https://extensao.cecierj.edu.br/cursos-livres/ensino-presencial-virtualizado-aulas-remotas-em-tempo-real/

Período do curso: 22/09 a 06/10

Vagas: 1000

Nome: “Ambientes virtuais de aprendizagem: explorando a interação online”

Descrição: O curso apresenta diversas possibilidades e ferramentas disponíveis para criação e utilização de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) para o Ensino Superior. Com esse conjunto de tecnologias, o professor poderá planejar e ministrar aulas via ensino remoto utilizando também as ferramentas assíncronas como instrumentos de suporte ao ensino presencial ou presencial virtualizado.

Inscrições Abertas: em 21/09 pelo https://extensao.cecierj.edu.br/cursos-livres/ambientes-virtuais-de-aprendizagem-explorando-a-interacao-online/

Período do Curso: 06/10 a 20/10

Vagas: 1000

Roteiro, câmera e ação: como gravar sua videoaula”

Descrição: O curso aborda o conceito e as especificidades da videoaula e a criação não profissional para suporte ao ensino remoto, contemplando as etapas de roteiro e autogravação. Para este fim, traz exercícios de treinamento de postura e impostação vocal, além de dicas práticas de autogravação. Adicionalmente, um módulo extra sobre edição será oferecido aos interessados, no qual será promovido um encontro virtual para prática de edição e esclarecimento de dúvidas.

Inscrições abertas: 21/09/2020 pelo link para Inscrição: https://extensao.cecierj.edu.br/cursos-livres/roteiro-camera-e-acao-como-gravar-sua-videoaula/

Período do curso: 06/10 a 20/10

Vagas: 500