Era uma vez um museu cheio de histórias… De 13 a 19 de abril, o Museu Ciência e Vida realiza a Semana do Livro Infantil, com várias atividades que incentivam a leitura, a produção de literatura e o exercício da imaginação. Esta é a segunda edição do evento, sucesso de público em 2023, realizado pela Fundação Cecierj, com apoio da Faperj, vinculadas da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. A entrada é gratuita e o Museu Ciência e Vida está localizado na Rua Aílton da Costa, s/nº, Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias.

Realizada em comemoração pelo Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), o evento no Museu Ciência e Vida tem atividades apresentadas em duas sessões: às 11h, voltada ao público agendado, e às 14h, para o público espontâneo, além da “A Hora da História”, com contação de histórias de diferentes livros a cada hora.

“Descobri que amava os livros só no início da adolescência, mas, quando tive minha filha, apresentei os livros a ela desde bebezinha. Percebi que, além de uma fantástica aquisição de linguagem, ela é capaz de pensar sobre o mundo e a natureza das coisas, muito mais do que eu era quando tinha seus cinco anos. Percebi que ler para uma criança é a forma mais eficiente de fazer com que ela aprenda, sonhe e descubra o seu papel por aqui. Achei que outras crianças pudessem ter essa experiência também e que os pais possam ser estimulados a repeti-la em casa”, destacou Carolina de Assis, astrônoma do Museu Ciência e Vida e idealizadora da semana.

Nesta edição, com exceção da atividade de estreia da semana, o “RPG no Museu”, cada dia terá uma temática diferente: 16/04 – Astronomia; 17/04 – Nossas vivências; 18/04 – Dinossauros e história da Terra; e 19/04 – Povos Indígenas do Brasil. Uma grande novidade deste ano é a parceria com a editora Melhoramentos, que doou exemplares para serem sorteados entre o público participante das atividades da semana.

 Atenção, leitores e leitoras! As atividades da Semana do Livro Infantil terão horários para o agendamento de grupos (turmas escolares ou grupos de, no mínimo, dez pessoas, com um responsável maior de idade), nas sessões das 11h. Os contatos do Museu Ciência e Vida para marcação são recepcaomcv@gmail.com ou 21 2334-1574 (whatsapp).

Confira a programação:

13/04 – Sábado: RPG no Museu, das 10h às 14h

 RPG e jogos de tabuleiro vão marcar o início da Semana do Livro Infantil e, por isso, as aventuras serão inspiradas por obras literárias. Mas, se preferir um jogo mais tradicional, teremos duas mesas com 12 opções de jogos, desde anime, a animação japonesa, até levante zumbi. Essa atividade foi desenvolvida em parceria com o RPGWorld. Público alvo: a partir de 7 anos.

16 a 18/04 – A Hora da História com sessões às 10h, 11h, 13h, 14h e 15h

Quem não gosta de uma boa história? Na semana do livro infantil, a cada hora, uma história diferente será contada pelos nossos mediadores. É só chegar, sentar e se divertir! Público alvo: a partir de 4 anos.

16/04 – Terça-feira: Uma viagem pelas Nebulosas, às 11h e 14h

Nesta atividade, os irmãos Sofia e Lucas nos convidam para uma viagem pelas nebulosas observadas da laje de sua casa através de um telescópio. Junto a eles, nós iremos passar pela imensidão de nuvens cósmicas espalhadas pelo universo, descobrir suas curiosidades e ainda construir a nossa própria nebulosa. Público alvo: a parir de 6 anos.

 17/04 – Quarta-feira: Quem Conta um conto… às 11h e 14h

 Na nossa Semana do Livro Infantil, vamos construir uma história juntos, um pontinho de cada vez! É isso mesmo: o público é convidado a desenvolver um pedaço de uma história única, construída colaborativamente por todos os participantes. Como será que vai terminar essa aventura? Só vindo e contando o seu lado da história para saber! Público alvo: a partir de 4 anos

18/04 – Quinta-feira: De volta ao Cretáceo, às 11h e 14h

 Já pensou em viajar no tempo? E se fosse possível encontrar um dos últimos dinossauros que habitaram o Brasil? Descubra de quem estamos falando e saiba mais sobre a sua época através da magia das palavras! Público alvo: a partir de 5 anos.

19/04 – Sexta-feira: Onde a onça bebe água, às 11h e 14h

Em comemoração pelo Dia dos Povos Indígenas, o Museu Ciência e Vida apresenta: “Onde a onça bebe água”, uma contação de história do livro homônimo de Veronica Stigger (ilustrações de Fernando Vilela e publicação da Cosac Naify), à maneira dos nossos mitos ancestrais, nativos. Vamos entrar na mata e viver grandes transformações juntos! Público alvo: a partir de 4 anos.