A Fundação Cecierj começa o ano com mais segurança e melhor desempenho dos computadores que atendem as iniciativas da instituição, como os cursos da graduação no âmbito do Consórcio Cederj e a Rede CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos. Depois de sete anos, a vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação fez uma aquisição, no valor de R$ 3 milhões, de equipamentos de Tecnologia da Informação (TI), que vão possibilitar a troca das máquinas que hospedam parte dos sites e sistemas dos domínios utilizados (cecierj.edu.br e cederj.edu.br) e armazenam os dados e backup. além da substituição das que funcionam nos polos Cederj. Os outros equipamentos serão instalados no datacenter da Fundação Cecierj, localizado na RedeRio de Computadores/Faperj.

Com essa iniciativa, alguns equipamentos que estão em uso 24 horas por dia, todos os dias do ano, desde 2011, serão substituídos, o que representa mais segurança dos dados, em computadores com garantia e a melhora no desempenho de alguns sistemas. Além disso, será possível oferecer alguns novos serviços, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem para o projeto do Pré-Vestibular. Já os servidores adquiridos para os Polos Cederj distribuídos em todo o Estado do Rio, permitirão a troca das máquinas antigas, o que trará mais estabilidade e segurança aos laboratórios de informática utilizados pelos estudantes.

Os equipamentos, que chegaram nas últimas semanas de dezembro, estão em fase de testes. Os servidores que vão hospedar os sites e sistemas e os equipamentos para armazenamento de dados tem previsão para começar a entrar em produção no dia 10 de janeiro de 2022. A partir dessa data os sistemas começarão a ser migrados gradativamente. Dessa forma, praticamente todos os usuários serão beneficiados com maior estabilidade e melhor desempenho de alguns sistemas, que vão passar a ter mais recursos disponíveis com os novos equipamentos.