Quais são as possibilidades do uso do animê e do mangá como recurso complementar ao livro didático? O que Machado de Assis tem a ver com botânica? E qual é a conexão entre teatro e ciência? Esses serão alguns assuntos debatidos no webseminário ‘Arte e Ciência: diálogos possíveis’, que a Fundação Cecierj promove nos dias 28, 29 e 30 de setembro, às 10h, com transmissão pelo canal Eureka! no YouTube. As palestras vão contar com a participação de um professor, um artista e um cientista buscando as conexões entre diferentes campos do conhecimento sempre com a mediação de um pesquisador da interseção arte e ciência.

“A pandemia da Covid-19 mudou significativamente a nossa sociedade e a Educação foi uma das áreas mais afetadas. A Fundação Cecierj também precisou se adaptar a esse momento e criou diversas estratégias para continuar promovendo a divulgação científica, um dos pilares do trabalho do órgão. O webseminário é um exemplo disso ao reunir artistas, cientistas e professores do Ensino Médio ou Fundamental para discutir a relação, que, à primeira vista, pode parecer inusitada, entre arte e ciência e que, muitas vezes, são interpretadas como duas áreas do conhecimento distantes entre si”, destaca a professora Maria Isabel de Castro de Souza, secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O webseminário ‘Arte e Ciência: diálogos possíveis’, voltado para professores do Ensino Médio e Fundamental, estudantes e interessados em educação pluridisciplinar, é uma ação preparatória para a “I Olimpíada de Ciência & Arte da Fundação Cecierj”. Prevista para ocorrer de forma presencial, o evento será realizado em 2021, em função da Covid-19 que alterou todo o calendário escolar. “As atividades educacionais são muito importantes nesse período em que professores e jovens ainda não estão nas salas de aula. Estimula o pensamento criativo e ensina”, disse o governador em exercício, Cláudio Castro.

A Olimpíada, que conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), visa estimular o interesse pelas ciências, além de identificar jovens talentos. É dirigida aos alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas, bem como aos seus respectivos professores, escolas e secretarias de educação. Com o adiamento para 2021 foi possível, no âmbito didático, diversificar o desenvolvimento de material de apoio, explorando o eixo principal do evento, e aprimorar as dinâmicas de participação.

“Aproveitamos esse ano para aprofundar conteúdos junto ao público do evento, ampliar o número de recursos didáticos e aprimorar as dinâmicas de participação.  Desenvolvemos materiais de apoio virtuais, como os cadernos ‘Arte e Matemática’ e ‘Arte e Curiosidades’, que serão disponibilizados no site do evento e organizamos o webseminário. Isso tudo para que o adiamento não traga prejuízos em termos pedagógicos”, explica a coordenadora da Olimpíada Thelma Lopes, que trabalha na Divulgação Científica da Fundação Cecierj.

Link para acessar o canal Eureka! Cecierj: https://bit.ly/3676GpI

Confira abaixo a programação completa:

ARTE & CIÊNCIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

28/09 – BIODIVERSIDADE

10h – ABERTURA DO EVENTO
Robson Coutinho (vice-presidente Científico da Fundação Cecierj)

10h05 – APRESENTAÇÃO DOS PALESTRANTES

10h10 – LIÇÃO DE BOTÂNICA, de Machado de Assis
Simone Salomão (doutora e mestre em Educação)

10h20 – A CIÊNCIA E A FLOR
Ulisses André (músico, professor de Química e engenheiro agrônomo)

10h30 – BIODIVERSIDADE, ARTES E A PANDEMIA
Vânia Rocha (doutora em Saúde Pública e mestre em Ensino de Ciências)

10h40 – DEBATE
Thelma Lopes (doutora em Ciências e mestre em Teatro)

29/09 – ALIMENTAÇÃO

10h – NUTRINDO PENSAMENTOS: A PRESENÇA DOS ALIMENTOS NAS ARTES VISUAIS
Renata Sant’Anna (mestre em Artes Visuais e doutoranda em Estética e História da Arte)

10h10 – COMIDA, CORPO E CULTURA
Francisco Romão (doutor em Saúde Pública e mestre em Artes Visuais)

10h20 – VOCÊ É REALMENTE O QUE COME?
Saulo de Andrade (mestrando do Programa ProfBio UFJF/MG e professor de Ciências da natureza e suas tecnologias)

10h30 – DEBATE
João Silveira (artista, doutor e mestre em Educação, Gestão e Comunicação Científica)

30/09 – MICRO-ORGANISMOS