Começa nesta quarta-feira, 2, e vai até o sábado, 5 de dezembro, a 14ª edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI), a maior feira de ciências voltada para o ensino básico do estado, com a realização da etapa de avaliação dos projetos finalistas e da Exposição Virtual XIV FECTI. O evento reúne estudantes do Ensino Fundamental II, Médio ou Técnico, das redes pública e privada de ensino, que terão a oportunidade de apresentar os seus projetos de pesquisa.

Diferente dos anos anteriores, a feira este ano será totalmente online. Durante o evento, ocorrerá a realização da etapa de apresentação dos 92 projetos finalistas, desenvolvidos por estudantes de escolas situadas em 21 municípios do Estado do Rio de Janeiro, que serão avaliados por membros do Comitê Científico da FECTI. A Exposição Virtual XIV FECTI é aberta ao público em geral e os visitantes poderão conhecer 55 dos projetos de pesquisa que são apresentados pelos estudantes autores no link:

https://expo3d.emuseudoesporte.com.br/3D/v2/globe_hall/tecnologia/index_1.html?gallery=49.

A XIV FECTI também oferece oficinas para formação continuada de professores. Quatro foram gravadas e estarão disponíveis  após o credenciamento no link: https://expo360.emuseudoesporte.com.br/emuseu/private/. Elas são ministradas por professores da Praça da Ciência Itinerante (PCI) e do IFRJ. Outras três oficinas serão oferecidas no formato de live por professoras da PCI e por integrantes do Museu de Ciências da Terra. Para participar das oficinas online, os professores devem preencher a ficha de inscrição no link: https://forms.gle/qLU33PyXTU4DDDAo8

Premiação

Ao participar da FECTI, alunos e professores concorrem a prêmios como troféu para a escola onde foi desenvolvido os projetos mais bem colocados,  bolsas CNPq para os estudantes autores de projetos premiados e indicação para participar de feiras de ciências nacionais com alcance internacional, como a FEBRACE de 2021, organizada pela Universidade de São Paulo (USP); Ciência Jovem 2021, do Espaço da Ciência de Olinda; MOSTRATEC de 2021, realizada pela Fundação Liberato de Novo Hamburgo; além de vagas para a XV FECTI 2021.