O Estado do Rio de Janeiro ganhou, nesta quinta-feira (11/02), o 35º Polo Cederj, que vai funcionar em Teresópolis, no Campus UERJ, localizado no bairro Várzea. Para o 1º semestre de 2021, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) vai oferecer os cursos de Geografia e Pedagogia com a aula inaugural sendo realizada de forma virtual no dia 20 de fevereiro. O acordo de cooperação técnica foi assinado entre a Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e a Prefeitura de Teresópolis, possibilitando que a nova unidade seja referência física para os alunos do Consórcio Cederj no município.

“A principal missão da Fundação Cecierj e do Consórcio Cederj, ao oferecer os cursos de graduação a distância, é levar uma educação pública e de qualidade à população fluminense. Com a inauguração do Polo de Teresópolis, nós avançamos ainda mais na expansão da rede de ensino pelo nosso Estado. Vamos continuar trabalhando muito para que essa iniciativa renda ainda mais frutos e forme pessoas qualificadas para o mercado de trabalho”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, que foi representado pelo subsecretário de Programas e Captação de Recursos para Ciência, Tecnologia e Inovação, Sérgio Abreu Constenplate.

A implantação do Polo Cederj Teresópolis contribui para a reestruturação do ensino superior e técnico da cidade. “A inauguração do Polo Cederj significa que os moradores de Teresópolis não vão precisar sair da cidade para acessar o ensino público de qualidade. Isso é uma transformação social muito importante. Teresópolis tem ativos incríveis e trazer o Polo Cederj para cá significa ampliar todas as suas vocações, que vai permear a educação, a ciência e tecnologia, a agricultura e o turismo e os cursos de graduação vão potencializar isso. Com a inauguração do Polo Cederj, a UERJ fica em Teresópolis, expande as suas possibilidades e abre para que as outras universidades tragam seus cursos para cá também”, destaca o prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, que foi acompanhado do secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.

Com a inauguração do Polo Cederj, a população de Teresópolis passa a contar com mais um serviço oferecido pela Fundação Cecierj, além de uma escola da Rede Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) e do Pré-Vestibular Social, que funcionam em um prédio localizado na mesma rua do Campus UERJ. A Fundação Cecierj, através do Consórcio Cederj, vem oferecendo oportunidades para pessoas que moram longe de universidades ou que não têm horário compatível com a grade curricular de um curso presencial.

“Os cursos de graduação oferecidos pelo Consórcio Cederj permitem que o aluno estude no local e horário de sua preferência e os que escolheram Teresópolis, a partir de hoje, contam com essa estrutura que facilita muito os seus estudos. Além disso, nós passamos a oferecer iniciativas para os estudantes de diferentes níveis: o Ceja para quem está fora da idade escolar e os jovens que desejam reforçar o conteúdo do Ensino Médio através do PVS”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, Jorge Roberto Pereira.

Além de Teresópolis existem outros 34 polos espalhados pelo Estado, sendo 12 na Região Metropolitana e 22 no interior fluminense (1 na Costa Verde, 5 no Médio Paraíba, 2 no Centro-Sul Fluminense, 4 na Região Serrana, 2 na Baixada Litorânea, 5 na Região Noroeste e 3 na Região Norte).

Participaram ainda da cerimônia a diretora do Departamento de Políticas e Ações em Educação a Distância, Rosana Oliveira, que representou o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Lodi Ribeiro, o vice-presidente de Educação Superior a Distância da Fundação Cecierj, Regis da Rocha Motta, o diretor de Polos Regionais, Carlos Favilla, a diretora do Polo Cederj Teresópolis, Caroline do Canto Pinheiro e o assessor especial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Alex Castellar.

A nova unidade vai funcionar no Campus Uerj Teresópolis, na Avenida Lúcio Meira, 233, Várzea.