Por que se dedicar às atividades extracurriculares em meio à pandemia e ao acúmulo de tarefas? Como desenvolver um experimento envolvendo Ciência e Arte? Como uma Olimpíada pode reunir áreas do saber, aparentemente, tão distantes entre si? Esses temas serão debatidos na terceira edição do webseminário “Arte e Ciência: diálogos possíveis”, da Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá nesta quarta-feira, 19 de maio, com transmissão ao vivo, a partir das 19h, no Canal Eureka!, no YouTube.

O encontro é especialmente voltado para professores do Ensino Médio e Fundamental, com debates sobre ações desenvolvidas por docentes desses segmentos, envolvendo diferentes campos do conhecimento. O link para acessar o canal é https://bit.ly/3676GpI. Após o debate, a equipe da I Olimpíada de Ciência e Arte da Fundação Cecierj estará disponível para esclarecer, ao vivo, as dúvidas sobre o processo de inscrição e outros assuntos ligados a este evento, cujas inscrições são gratuitas e se encerram no dia 24 de maio.

Confira a programação completa

3º WEBNÁRIO ARTE E CIÊNCIA DIÁLOGOS POSSÍVEIS

19h Abertura do evento

19h05 – ARTE, CIÊNCIA E COTIDIANO

Palestrante: Robson Martins

Professor de Artes, poeta e percussionista

CIEP Intercultural Brasil-França

19h15 – FILOSOFIA E MÚSICA

Palestrante: Adriano Furtado

Professor de Música, violinista e compositor

CEFET – Rio de Janeiro

19h25 – A EMOÇÃO DE PARTICIPAR DE UMA OLIMPÍADA!

Palestrante: Claudia Lira

Professora de Ciências Biológicas. Medalhista de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências

Escola Municipal Boa Esperança

19h35 – CIÊNCIA E ARTE NA ESCOLA: OS CLUBES DE CIÊNCIA

Palestrante: Alberto Lazzaroni

Professor de Ciências Biológicas e coordenador do Clube de Ciências Brasil

CIEP Intercultural Brasil-França

19h45 – DEBATE

Mediação: Thelma Lopes

Coordenadora da I Olimpíada de Ciência e Arte da Fundação Cecierj

19h55 – DÚVIDAS? CONVERSE COM A EQUIPE DA OLIMPÍADA AO VIVO!

Monica Dahmouche e Luiz Bento

Equipe da I Olimpíada de Ciência e Arte da Fundação Cecierj