Em agosto de 2006, tivemos um marco importante: a União Astronômica Internacional UAI, definiu a categoria de objetos chamados de ‘planeta’. 

Os planetas são corpos celestes que giram ao redor de uma estrela, têm formato aproximadamente esférico e são os soberanos de suas órbitas (o caminho que fazem ao redor do Sol). Isto significa que, nas suas órbitas, não existe nenhum outro objeto de tamanho comparável a eles.

Em agosto, teremos uma série de eventos envolvendo esses astros. Os principais eventos astronômicos deste mês estão listados abaixo.

01 – 04/08

Marte e Vênus (18:00). Os dois planetas poderão ser vistos juntos no céu, próximos do horizonte a oeste (o lado em que o Sol se põe), logo depois do pôr do Sol. Para saber diferenciar: Vênus é o terceiro astro mais brilhante do céu, atrás apenas do Sol e da Lua. Logo, o ponto mais brilhante entre os dois será Vênus. Marte, por sua vez, tem um brilho vermelho-alaranjado. A dupla ainda poderá ser observada no céu durante todo o mês, com Vênus viajando em direção a leste a cada dia, passeando pelas Constelações Ocidentais de Leão e Virgem. Os dois astros também formarão configurações interessantes com outros objetos no céu ao longo do mês.

02/08

Saturno (18:00). No início da noite, o planeta Saturno estará a leste (o lado em que o Sol nasce), em oposição ao Sol, alcançando o seu brilho máximo. O planeta estará perto do horizonte.               

02-31/08

Saturno e Júpiter (19:00). Esses dois planetas formarão uma dupla que poderá ser observada durante todo o mês. Para observá-los, basta olhar para o lado leste do céu. Saturno será o ponto mais alto no céu, enquanto Júpiter, o ponto mais brilhante e mais próximo do horizonte.

05 – 31/08

Mercúrio, Marte e Vênus (17:40). Logo depois do pôr -do -Sol, os três astros poderão ser vistos bem próximos, perto do horizonte a oeste, na Constelação Ocidental de Leão. O encontro poderá ser visto durante todo o mês. Para reconhecer os planetas: Mercúrio é o menos brilhante, Marte tem um brilho vermelho-alaranjado e Vênus é o mais brilhante.

08/08

Fases da Lua. A Lua inicia a sua fase Nova, não sendo observável durante a noite.

8 – 10/08

Lua, Vênus, Marte e Mercúrio (17:40). A Lua se junta ao trio de planetas nesta noite, podendo ser observada a oeste, na região das Constelações Ocidentais  de Leão e Virgem, logo após o pôr -do -Sol.

11/08

Conjunção entre Lua e Vênus (18:10 até 20:30). Durante seu caminhar em direção ao leste, a Lua se aproximará muito de Vênus e os dois astros estarão em conjunção, na Constelação Ocidental de Virgem, nesta noite. Uma conjunção ocorre quando dois astros, se observados de um ponto do universo, parecem estar muito próximos no céu. 

12 e 13/08

Chuva de meteoros (toda a noite). Nestas noites teremos o pico de atividade da chuva de meteoros Perseidas.  A Perseidas é formada pelos rastros do cometa  109P/Swift-Tuttle, que foi descoberto em 1862 pelo astrônomo estadunidense Lewis Swift. Os restos deste cometa chegam por aqui anualmente entre os dias 17 de julho e 24 de agosto, com origem na Constelação Ocidental Perseus, a norte. Este ano, a chuva terá seu ápice no dia 13/08 e será visível durante toda a madrugada.

15/08

Fase da Lua. A Lua chega à fase do Quarto Crescente.

18/08

Marte e Mercúrio (17:40). No início da noite, haverá a máxima conjunção entre os planetas Marte e Mercúrio na Constelação Ocidental de Leão, perto do horizonte a oeste. Nesta conjunção, os planetas serão observados tão próximos que parecerão um único ponto do céu. O fenômeno deve ser visível por menos de uma hora.

19/08

Júpiter (17:40).  Agora é a vez do lindo planeta Júpiter em oposição com o Sol, aparecendo com seu brilho máximo. 

20/08

Lua e Saturno (toda a noite). Os dois astros estarão em conjunção, desde o início da noite, na Constelação Ocidental de Capricórnio, a leste.

22/08

Fase da Lua. A Lua inicia a sua fase Cheia.

30/08

Fase da Lua. A Lua inicia a sua fase de Quarto Minguante.