Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Formação Continuada de Professores oferecido pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. São mais de seis mil vagas distribuídas pelas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática, Prática Docente e Tecnologia Educacional. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site da Fundação Cecierj (https://www.cecierj.edu.br/a-extensao/atualizacao/) até o dia 5 de setembro. O período letivo começa em 14 de setembro e se estende até 6 de dezembro.

Os cursos são gratuitos, totalmente on-line e voltados para os docentes dos ensinos Fundamental II e Médio e demais profissionais da Educação. Cada disciplina considerará também as áreas de formação e atuação do candidato, que pode se inscrever em até duas disciplinas. Graduados e licenciandos podem concorrer às vagas.

“A formação continuada é fundamental para que os professores possam se atualizar nas práticas de ensino, sobretudo no que se refere ao universo digital. A pandemia nos mostrou o quanto as ferramentas online se transformaram em instrumentos fundamentais no ensino. Certamente, a excelência dos professores que passam por essa qualificação confirma sua importância”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

Durante os estudos, os cursistas terão acesso a materiais como textos, vídeos e serão convidados a participar de fóruns de discussão e atividades que são disponibilizadas ao longo do período letivo, cuja duração é de doze semanas. A cada disciplina cursada com aprovação, o aluno tem direito a uma declaração de participação com carga horária de 30 horas. Após concluir 120 horas, num prazo de até dois anos, poderá solicitar o certificado de atualização.

O edital, as ementas de cada disciplina oferecida e o acesso à ficha de inscrição estão disponíveis na página do curso, no endereço https://www.cecierj.edu.br/extensao . Em caso de dúvida, o candidato pode enviar um e-mail para suporte-extensao@cecierj.edu.br .

“Os profissionais da Educação têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos em relação às práticas pedagógicas e tendências de ensino, especialmente na área de tecnologia educacional, e levar essa prática para a sala de aula. A Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj oferece esse programa ao longo do ano e é uma grande oportunidade para os docentes complementarem a sua formação, que é uma iniciativa importante, tanto para alunos quanto para professores”, destaca o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires.