A edição desta semana da revista Educação Pública traz os seguintes trabalhos:

Astronomia

A astrofotografia representa uma importante ferramenta para o auxílio no aprendizado da Astronomia e diversas ciências afins. Neste trabalho, apresentamos uma proposta simplificada para realizar a determinação do raio da Lua utilizando-se do registro fotográfico e da manipulação de imagens de um eclipse lunar total, sendo de fácil desenvolvimento junto a estudantes da última fase da Educação Básica.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/39/medindo-o-tamanho-da-lua-pela-observacao-de-um-eclipse-lunar

Matemática

A Resolução de Problemas como metodologia de ensino e aprendizagem é um tema alvo de constantes discussões no âmbito da educação Matemática, o que tem provocado inquietações recorrentes nessa área do conhecimento. Na perspectiva de refletir mais detidamente sobre essa temática e seus desafios, este trabalho objetiva analisar e discutir sobre as potencialidades de tal metodologia, o que acreditam alguns professores de Matemática a respeito desse tema, verificar se estes compreendem de fato os preceitos e definições que embasam tal metodologia e se eles as utilizam em suas práticas docentes.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/39/a-importancia-da-metodologia-de-resolucao-de-problemas-nas-aulas-de-matematica-e-o-que-presumem-professores-da-rede-municipal-de-alhandrapb-sobre-o-tema

Ciências

A Educação em Saúde constitui-se como uma ferramenta de intervenção importantíssima para o controle e a prevenção de diversas infecções, em especial, as parasitoses intestinais. Sendo assim, o presente estudo teve por objetivo conscientizar alunos de uma escola municipal sobre a prevenção de parasitoses intestinais por meio da teatralização. Para isso, foi realizado um relato de experiência por alunos de cursos distintos da área da Saúde e de Ciências Biológicas, utilizando o teatro como estratégia lúdica para o trabalho educativo com escolares das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/39/a-teatralizacao-como-ferramenta-de-educacao-em-saude-com-enfase-em-parasitoses-intestinais-para-alunos-dos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental

Educação Infantil

A mídia global pode ser usada em grande escala no mundo; é um meio que proporciona a transmissão de desenhos, jogos, novelas, jornais, ou seja, infinidades de programas e informações de quase todos os gêneros. Dessa forma, a mídia influencia no desenvolvimento cognitivo de cada indivíduo, principalmente no das crianças que, enquanto pequenas, estão formando o seu próprio eu. Esta pesquisa tem como finalidade fazer uma análise do impacto que a mídia pode causar na Educação Infantil.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/39/midia-uma-perspectiva-em-relacao-a-educacao-infantil

Ludicidade

O presente estudo teórico trata da valorização do lúdico como recurso pedagógico que auxilia e orienta a prática dos educadores. O professor pode desenvolver capacidades cognitivas e afetivas da criança, buscando o aprendizado de valores, comportamentos e saberes. O trabalho objetiva apresentar visões teóricas sobre a atividade lúdica na prática docente. Com base nos pressupostos teóricos de Piaget, Vygotsky e Kishimoto, expõem-se as concepções de lúdico, jogo, brincadeira, brinquedo e a relação entre educador e educando no processo de ensino-aprendizagem.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/39/a-importancia-da-atividade-ludica-para-a-pratica-docente-a-construcao-do-conhecimento-das-criancas

História

Este artigo explora os impactos do uso da tecnologia na área da educação, mais especificamente em relação ao ensino de História, através de metodologias de ensino e aprendizado que têm utilizado recursos para dinamizar a experiência pedagógica. Para isso, foi feita observação das antigas práticas de ensino, levantamento bibliográfico e análise do uso de tecnologias de informação e comunicação digital no espaço escolar. Observamos que os desafios e os ganhos acerca do uso de novas tecnologias não se limitam ao ensino de História e que os benefícios são observados em outras licenciaturas.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/39/ensino-de-historia-novos-contextos-e-novas-praticas

Leitura

Educadores críticos veem a tendência de avaliar os sistemas educacionais com base em sua eficácia, indicadores quantitativos e métodos experimentais, um efeito do domínio da racionalidade instrumental. Essas abordagens quantitativas excluem uma reflexão explícita sobre as escolhas axiológicas presentes nesses indicadores ou uma reflexão sobre as finalidades dos sistemas educacionais. Em decorrência disso, o presente trabalho tem como finalidade analisar o ensino da leitura para a ação social sob a ótica da pedagogia crítica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, ancorada em pressupostos teóricos clássicos e contemporâneos.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/39/o-ensino-da-leitura-para-a-acao-social-subsidios-teoricos-sob-a-perspectiva-da-pedagogia-critica

Ensino de Matemática

A Matemática é caracterizada pelo seu alto rigor em abstração, precisão e deduções lógicas; possui extenso campo de aplicações. Por essa razão, é muito comum deparar com casos de rejeição ou dificuldade de abstração dessa disciplina que, frequentemente, é a que gera resultados negativos em relação à aprendizagem. A proposta do trabalho é investigar as causas que levam a dificuldade de aprendizagem na disciplina de Matemática mediante revisões bibliográficas de diferentes autores e quais medidas podem ser tomadas para aumentar a capacidade de compreensão da Matemática em sala de aula.

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Pandemia

Este trabalho focaliza o uso da ferramenta Google Classroom no contexto do ensino remoto emergencial na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assim como seus desafios pedagógicos a partir dos relatos de dois professores da rede. Ancorado em Pereira, Schiehl e Gasparini, Rocha e Coelho e nos documentos norteadores que subjazem as práticas na rede, o artigo realiza uma pesquisa de caráter qualitativo e descritivo, abordando a importância do aplicativo Google Sala de Aula.

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