A edição desta semana da revista Educação Pública traz os seguintes trabalhos:

Matemática

Com o advento e as mudanças proporcionadas pelas tecnologias no cenário educacional, surge o desafio de fazer uso das novas ferramentas tecnológicas no ensino da Matemática, com o intuito de facilitar e aprimorar a relação de ensino e aprendizagem. Este artigo apresenta um estudo a respeito do uso da tecnologia no ensino da Matemática, com ênfase no software GeoGebra para tratar função polinomial do 1º grau, com o propósito de analisar suas contribuições. O estudo mostrou que o uso do software leva o aluno a aprender de maneira dinâmica, compreendendo o conteúdo de forma mais eficaz.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/36/o-uso-da-tecnologia-no-ensino-da-matematica-contribuicoes-do-isoftware-geogebrai-no-ensino-da-funcao-do-1-grau

Enem

Este trabalho apresenta uma proposta de ensino, pesquisa e extensão em favor dos discentes do Ensino Médio das escolas públicas e da comunidade. O intuito principal é contribuir para que os alunos obtenham bom desempenho na área de Linguagens, que possui alto peso no Enem. Espera-se que esta proposta auxilie os professores quanto a uma prática pedagógica que contribua com as necessidades educacionais dos discentes para ingressar numa instituição superior pública de qualidade.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/36/proposta-de-pesquisa-extensao-e-ensino-nas-areas-de-portugues-e-ingles-para-os-discentes-do-ensino-medio-das-escolas-publicas-e-para-a-comunidade

Inclusão

Nos últimos anos, as pessoas surdas vêm alcançando cada vez mais espaço em nossa sociedade, conquistando autonomia, formação e trabalho tanto garantidos por legislações, como pelo esforço próprio de não serem mais vistos como corpos incapazes e limitados por uma deficiência, mas, sim, sujeitos singulares pertencentes a uma comunidade, uma identidade e cultura e, portanto, a uma minoria linguística. Todavia, antes de saber sobre as pessoas surdas hoje e entender como é organizada a comunidade surda na atualidade, precisamos debruçar sobre a história desses sujeitos.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/36/a-descolonizacao-do-corpo-surdo-breve-historico-dos-modelos-educacionais-e-as-representacoes-do-ser-surdo

Métodos educacionais

Este artigo apresenta uma reflexão acerca da importância do ambiente de aprendizagem na Educação Infantil sob a luz do método montessoriano. O objetivo é ponderar, a partir do método mencionado e sua concepção de aprendizagem, sobre a importância da relação professor-aluno, bem como a do próprio ambiente da sala de aula, que será aqui abordado como ambiente de aprendizagem, para o desenvolvimento pleno da criança. Para tal, foi utilizada a metodologia qualitativa de pesquisa bibliográfica, realizada com autores como Behrens, Cambi, Forneiro, Gadotti, Gandini, Libâneo, Montessori e Rinaldi.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/36/ambientes-de-aprendizagem-para-alem-do-espaco-desenvolvimento-implicacoes-perspectivas-e-o-metodo-montessoriano

Matemática e Música

O estudo analisou a possibilidade de conciliação entre Música e Matemática no processo de ensino, utilizando a potencialidade das duas linguagens em prol do pensamento musical, matemático e físico do aluno. Dentre os procedimentos, elaboraram-se videoaulas no intuito de ampliar o conhecimento sobre a relação entre Teoria Musical, Matemática e a Física na produção de sons: validou-se a proposta apresentada nas videoaulas com professores de Matemática e Arte que atuam no Ensino Médio e avaliaram-se, com base na perspectiva dos professores, os impactos das videoaulas.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/36/matematica-e-musica-no-ensino-medio-duas-linguagens-e-uma-sinfonia

Pandemia

O presente artigo se desenvolveu através de pesquisas em que foram consultadas referências bibliográficas, a partir da abordagem qualitativa, na área da Educação objetivando o crescimento do conhecimento sobre o papel do professor na época de pandemia da covid-19, analisando a responsabilidade do educador da atualidade ao criar estratégias para estabelecer o equilíbrio entre a inovação e o tradicional na contemporaneidade. Verifica-se que as transformações determinadas pelo contexto sócio-histórico convidam a uma revisão e atualização de vários princípios, abordagens e modelos.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/36/o-papel-do-professor-como-agente-transformador-da-educacao-em-meio-a-pandemia-da-covid-19

Capital cultural

Esta resenha tem como objetivo fazer uma reflexão baseada no livro Escritos de Educação, organizado por Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani sobre importantes escritos epistemológicos do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) a respeito de suas relevantes pesquisas e contribuições sociológicas acerca do sistema educacional e ensino. A obra reúne onze capítulos, cujo prefácio foi feito pelo autor, além de anexar informações sobre os níveis de modalidades entre o ensino francês e o brasileiro.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/36/escritos-de-educacao

História

Este artigo é resultante de pesquisa envolvendo 38 alunos do Ensino Médio em uma escola estadual no interior do Rio de Janeiro, no período de pandemia e isolamento social, durante o ano de 2020. Apresentam-se como delineamentos teórico-metodológicos uma revisão bibliográfica e observações dos alunos durante as aulas de História, expondo seus problemas e dificuldades na aprendizagem, com a complementação investigativa por meio de um questionário aplicado aos estudantes.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/36/usando-os-videos-do-youtube-na-pandemia-mudancas-paradigmaticas-no-ensino-de-historia

Literatura infantojuvenil

A ilustração tem papel de grande importância na constituição do livro de literatura infantil e juvenil. A construção de sentido na relação entre o visual e o verbal é imprescindível para a formação de leitores críticos. Por isso, é fundamental que haja diálogo entre o ilustrador e o escritor. Nosso interesse em realizar esta pesquisa se deu por dois motivos. O primeiro foi trabalhar com literatura infantil e juvenil de autoria feminina, e o segundo foi eleger obras que enfatizassem o protagonismo do feminino. As obras eleitas para elaboração deste artigo foram Ciça e Ciça e a Rainha, de Neusa Jordem Possatti.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/36/a-ilustracao-em-duas-obras-da-literatura-infantil-e-juvenil-produzida-por-neusa-jordem-possatti

Acesse a revista educacaopublica.cecierj.edu.br