As duas últimas edições da revista Educação Pública traz os seguintes trabalhos:

Novidades da edição 46 – 21/12/2021

Química

Nesta pesquisa objetivou-se identificar os fatores que auxiliam ou dificultam o processo de ensino-aprendizagem para o componente curricular Química dentro da perspectiva do ensino presencial em uma rede pública de ensino. Projeta, assim, meios ou formas de como atender às demandas dos estudantes. Para isto, foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa para entender e descrever as possíveis relações existentes entre as variáveis ensino x aprendizagem x motivação x produtividade. Utilizou-se como instrumento de coleta da pesquisa um questionário semiestruturado para os estudantes do 3° ano do Ensino Médio que cursaram o 1° ano na modalidade presencial.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/46/percepcao-de-estudantes-sobre-as-expectativas-de-aprendizagem-para-o-componente-curricular-quimica-durante-o-ensino-presencial

Formação de professores

Este trabalho traz o relato de uma aluna de graduação em Pedagogia pelo Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) em que é apresentada sua trajetória pessoal, profissional e acadêmica até a conclusão do curso. Juntamente com essa trajetória, é apresentado o uso do Lúdico como metodologia de ensino para a Matemática, baseando-se em algumas disciplinas realizadas ao longo do curso. O objetivo do trabalho é relatar o contato com um ensino híbrido de graduação e o uso do lúdico para a aprendizagem da Matemática.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/46/o-uso-do-ludico-para-o-ensino-e-aprendizagem-da-matematica

Tecnologias

No contexto da pandemia, diversos professores se viram diante da necessidade repentina de mudanças na instituição escolar e de reelaborar suas diversas práticas pedagógicas. Emergiu com força um tema já bastante conhecido na área da Educação: o uso de tecnologias integrado ao processo de ensino-aprendizagem, temática que não é nova, já bem trabalhada por autores como Manuel Castells, Pierre Lévy, José Manuel Moran e Vani Moreira Kenski, entre outros.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/46/reflexoes-sobre-a-pratica-educacional-no-seculo-xxi-em-tempos-de-pandemia

Inclusão

Durante muitos anos, as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência ficavam à margem da sociedade, sendo excluídas ou até mesmo mortas, como acontecia em algumas civilizações, como em Esparta, por acreditar que elas não teriam potencialidade a ser desenvolvida em prol da sociedade. O presente artigo tem como finalidade refletir sobre a trajetória das pessoas com deficiência na história da humanidade em estudo de cunho bibliográfico. Este trabalho busca compreender melhor os processos de transição das ideias sobre a deficiência até a atualidade, para construir uma sociedade inclusiva.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/46/inclusao-desafios-do-atendimento-educacional-especializado

Biologia

O presente trabalho almejou verificar as percepções de professores de Biologia sobre uma sequência didática desenvolvida para ensino de Biologia Molecular no Ensino Médio. A sequência consta de apresentação do estudo de caso sobre o DNA e o processo de transcrição com construção de macromodelos de DNA e RNAm; aplicação do jogo Fabricando Minha Hemoglobina e elaboração de mapas mentais sobre biotecnologia. Tal escrito foi dividido em duas partes: esta segunda parte contém resultados e discussão, considerações finais e referências bibliográficas.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/46/percepcoes-de-professores-sobre-uma-sequencia-didatica-desenvolvida-para-o-ensino-de-biologia-molecular-no-ensino-medio-r-parte-2

Geografia

Este texto traz questionamentos a respeito da formação de professores (especialmente de professores de Geografia). No entanto, não temos a pretensão de fazer um texto conclusivo, uma vez que reconhecemos que a formação docente atravessa problemáticas das mais diversas; como diria Yves Lacoste, uma crise dos professores de Geografia. Essa crise dos professores e da própria Geografia atravessou alguns períodos históricos e se encontra presente nos dias de hoje. Assim, para romper essa crise, é necessário, além de outros aspectos, entender que tipo de formação docente tem sido oferecida e construída com esse futuro professor.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/46/o-ensino-de-geografia-a-formacao-docente-e-o-papel-dos-professores-de-hoje-dilemas-e-conflitos

Novidades da edição 45 – 14/12/2021

Didática

O presente trabalho almejou verificar as percepções de professores de Biologia sobre uma sequência didática desenvolvida para ensino de Biologia Molecular no Ensino Médio; a sequência consta de: apresentação do estudo de caso sobre o DNA e o processo de transcrição com construção de macromodelos de DNA e RNAm; aplicação do Jogo Fabricando Minha Hemoglobina e elaboração de mapas mentais sobre biotecnologia. Tal escrito foi dividido em duas partes: a primeira contendo a introdução, referencial teórico, metodologia e referências bibliográficas.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/45/percepcoes-de-professores-sobre-uma-sequencia-didatica-desenvolvida-para-o-ensino-de-biologia-molecular-no-ensino-medio-parte-1

Aprendizagem

Este estudo busca analisar os impactos da medicalização no processo de ensino-aprendizagem infantil. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, retrospectivo, de natureza qualitativa, com corte transversal, envolvendo pesquisa de campo com professores regentes e professores de apoio que acompanham crianças que fazem uso de psicofármacos para a melhora do desempenho escolar. Foram entrevistados cinco professores de uma escola infantil da cidade de Montes Claros/MG, incluindo docentes que acompanhavam crianças com autismo em uso de medicamento.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/45/medicalizacao-no-processo-de-ensino-aprendizagem-infantil

Biologia

A mandioca é uma planta dicotiledônea pertencente à família Euphorbiaceae, de grande importância; sua raiz tuberosa serve como sustentáculo energético para mais de 700 milhões de pessoas no planeta, além de diversas outras utilidades na alimentação animal e na indústria. O presente trabalho possui como principal objetivo facilitar e motivar a aprendizagem dos alunos na disciplina de Biologia, no Ensino Médio, no que tange à área de Bioquímica por meio de duas atividades experimentais, utilizando como principal espécie a raiz tuberosa da mandioca.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/45/utilizando-a-raiz-tuberosa-de-mandioca-em-aulas-praticas-de-biologia-para-estudantes-do-ensino-medio

Extraclasse

Este artigo trata de um projeto independente de voluntariado com graduandos da UFF chamado Biblioteca de Aulas, em comunidade escolar, comparando o começo e final das aulas, com depoimentos de professores e a experiência dos voluntários. O objetivo é incentivar nos alunos o interesse em aprender e empreender. A questão de pesquisa é como abordar os alunos com temas de empreendedorismo ou outros assuntos do mundo do trabalho. O artigo visa descrever a experiência de ser universitário voluntário em uma escola pública em periferia.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/45/projeto-biblioteca-de-aulas-relato-de-experiencia-em-escola-publica

Linguagem

Este artigo tem o objetivo de ampliar os saberes sobre o uso das metáforas presentes no cotidiano das pessoas, propiciando melhor entendimento sobre sua importância para os estudos cognitivos, uma vez que os indivíduos as utilizam como partes integrantes da linguagem. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica. Os autores que mais contribuíram para a discussão foram Lakoff e Johnson, Sardinha e Paiva. A análise dos livros mostra como as metáforas possuem características essenciais para a cognição humana e como sua relação com os usuários da língua ocorre de forma harmoniosa.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/45/o-uso-da-metafora-no-cotidiano-um-estudo-bibliografico

Sociedade

Este artigo tem por objetivo analisar a situação social das mulheres no contexto multicultural da sociedade, principalmente quanto aos seus direitos, conquistas, lutas e embates. O ponto de partida foi a busca da mulher ao longo da história, na formação histórica do povo brasileiro pela Igualdade de direitos civis nas questões de gênero e raça e o devido reconhecimento que todos devem ser socialmente incluídos e empoderados numa afirmação multicultural de igualdade, valorização pessoal e cultural, trazendo o debate quanto às diferenças de oportunidades na busca por essa igualdade.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/45/o-multiculturalismo-e-as-vozes-femininas-ancestrais-e-contemporaneas

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