O município de Cardoso Moreira, localizado no Norte Fluminense, vai receber o 36º Polo Cederj do Estado. A nova unidade vai funcionar no Colégio Estadual Baltazar Carneiro, no Centro. Para o 1º semestre de 2022, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF vai ofertar 30 vagas para o curso de Pedagogia e as inscrições já podem ser feitas para o Vestibular Cederj. O prazo é até o dia 09 de novembro exclusivamente pelo site https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2022-1/ e o pagamento da taxa (R$ 85) deve ser feito, impreterivelmente, até o dia 10 de novembro. O acordo de cooperação envolve a Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e a Prefeitura de Cardoso Moreira, possibilitando que o espaço seja referência física para os alunos do Consórcio Cederj no município.

“A criação de mais esse Polo Cederj significa a educação do estado chegando em mais pessoas que sonham mudar de vida por meio dos estudos. Sem dúvida teremos grandes histórias de vida em mais esse polo. Os Cardosenses merecem”!, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

Vestibular Cederj 2022.1

Com o novo Polo Cederj, o concurso passa a ofertar 7624 vagas em dezessete cursos de graduação a distância oferecidos de forma gratuita por sete instituições de ensino superior no âmbito do Consórcio Cederj: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

Ao todo são dezessete cursos ofertados, entre licenciatura (História, Ciências Biológicas, Física, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo), bacharelado (Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Engenharia Meteorológica) e tecnólogo (Sistemas de Computação, Gestão de Turismo e Segurança Pública). A prova será realizada no dia 12 de dezembro.

“A inauguração do 36º Polo Cederj só reforça o compromisso que a Secretara de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Fundação Cecierj tem em levar uma educação pública e de qualidade à população do Rio. Vamos avançar ainda mais na interiorização do ensino superior levando oportunidade a todos os fluminenses”, destacou o presidente da Fundação Cecierj Rogerio Pires.

O Vestibular Cederj 2022.1 contará com o aproveitamento de notas de mais de uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato que desejar utilizar a nota do Enem deve prestar atenção às regras definidas, no edital, por cada universidade. O resultado será divulgado dia 16 de novembro, com data limite de pagamento dia 17 de novembro, mas somente para os candidatos da UFRJ que concorreram às vagas do Enem e tiveram isenção automática, e que se desejarem fazer a prova precisarão fazer o pagamento do boleto.