No dia 25 de dezembro de 1642, nasceu o cientista que revolucionou a ciência: Isaac Newton, que dedicou-se a estudar  física, matemática, filosofia, teologia e astronomia. As suas descobertas foram de grande importância para a ciência em geral e especialmente para a astronomia, tendo formulado a Lei da Gravitação Universal. 

Abaixo listamos os principais eventos astronômicos deste mês:

01/12

Lua e Júpiter (19h50). Logo após o pôr do Sol, Lua e Júpiter serão observáveis juntos, na parte central do céu, no limite entre as Constelações Ocidentais de Peixes e Aquário.

04/12

Fase da Lua. Nosso satélite natural inicia a sua fase Nova, não ficando visível durante as noites.

06/12

Lua e Vênus (18h40). Nesta noite ocorre uma conjunção entre a Lua e Vênus na Constelação Ocidental de Sagitário. Uma conjunção ocorre quando dois astros, se observados de um mesmo ponto no Universo, parecem muito próximos no céu. O evento será observável perto do horizonte a oeste (o lado em que o Sol se põe), logo após o pôr do Sol.

07/12

Lua e Saturno (18h40). No início da noite, uma conjunção entre a Lua e Saturno poderá ser observada na região da  Constelação Ocidental de Capricórnio, perto do horizonte oeste.

08/12

Lua e Júpiter (18h40). É a vez de Júpiter entrar em conjunção com a Lua. Os dois astros estarão na região da Constelação Ocidental de Capricórnio, perto do horizonte a oeste.

10/12

Fase da Lua. A lua inicia a sua fase Quarto Crescente.

12/12 – 31/12

Planetas (19h40).  Ao longo de todo este período, Mercúrio, Vênus, Saturno e Júpiter poderão ser observados ao mesmo tempo no céu, próximos do horizonte oeste. Por estar mais próximo do Sol, Mercúrio é o primeiro a desaparecer no horizonte, pouco tempo após o pôr do Sol. Para diferenciar cada um, de oeste para leste temos: Mercúrio, o menos brilhante e mais próximo do horizonte, seguido de Vênus, o mais brilhante, depois Saturno, o segundo menos brilhante e, por fim, Júpiter, o segundo mais brilhante e mais alto no céu.

 14/12

Chuva de meteoros (2h50).  Nesta madrugada ocorre o pico de atividades da chuva de meteoros Gemínidas, a mais intensa do ano. Os meteoros dessa chuva costumam ser brilhantes e intensamente coloridos. Ela é observada com intensidades diferentes nos dois hemisférios do planeta, sendo um pouco mais intensa no Hemisfério Norte e apresentando uma taxa de meteoros mais reduzida no Hemisfério Sul. Esta chuva terá origem na região da Constelação Ocidental de Gêmeos, que fica um pouco ao norte da Constelação Ocidental de Órion, onde ficam as famosas Três Marias.

15/12

Cometa (18h40). A partir desta data, o cometa Leonard passa a ser observável, com o uso de telescópio ou binóculos, na direção da Constelação Ocidental de Sagitário, na região oeste do céu.

 18/12

Vênus e Cometa (19h10). No início da noite, Vênus estará em conjunção com o cometa Leonard. As conjunções entre cometas e planetas não são cotidianas, então é um evento que vale a pena observar. Próximos a eles também estarão os planetas Júpiter e Saturno.

19/12

Fase da Lua. A Lua voltará a se tornar Cheia.

21/12

Solstício de verão (12h50). Neste dia, que é o mais longo do ano, daremos as boas vindas a estação mais quente e chuvosa: o verão. Na Astronomia, chamamos este dia em particular de ‘Solstício de Verão’.

26/12

Fase da Lua. A Lua inicia a sua fase Quarto Minguante.

28/12

Vênus e Mercúrio (18h30).  No início da noite será observável uma conjunção entre Vênus e Mercúrio, na região da Constelação Ocidental de Sagitário, perto  do horizonte a oeste.

31/12

Lua e Marte (4h20). Durante a madrugada haverá uma conjunção entre Lua e Marte, na região da Constelação Ocidental de Escorpião, bem próximo ao horizonte leste, um pouco antes do Sol nascer.