Agosto é conhecido como um mês que parece durar anos! Ainda bem, porque são tantos eventos que um mês só parece não dar conta – mal começou o mês e já tivemos encontro de planetas no céu e uma linda lua cheia. Confira todos os fenômenos que serão observados neste meio de ano.

Todo o mês – Júpiter e Saturno juntos no céu! No início das noites, dos dias 01 a 29 de agosto, eles podem ser vistos mais para o lado Leste do céu (o lado em que o Sol nasce). No restante do mês, os dois companheiros podem ser vistos no centro do céu. O fenômeno continua sendo observável em setembro.

Todo o mês – Planeta Vermelho. Marte também será visível durante todas as noites do mês. Se precisar de dicas para identificá-lo no céu, dê uma olhada nesta postagem aqui (link para o post sobre os planetas). No início do mês, dos dias 01 a 08, podemos vê-lo a partir das 23 horas. Nos demais dias, a partir das 22 horas. Sempre na direção Leste.

Todo o mês – Vênus. Durante o mês de agosto, Vênus será a “Estrela” Vespertina”, visível de madrugada, a partir das 3h30, bem cedinho.

09/08 – Conjunção e ocultação. Nesta noite, por volta de 1h40, teremos uma conjunção (nome dado ao fenômeno de dois ou mais astros juntos no céu) entre Lua e Marte na constelação de Peixes, a Oeste (o lado do pôr do Sol), durante quase toda a madrugada. No finalzinho da madrugada, de 5h32 às 6h48, teremos outro fenômeno, uma ocultação: quando a luz de um astro é obscurecida por outro. Nesse caso, a Lua irá começar a encobrir Marte. O que veremos é como se a Lua escondesse o planeta temporariamente.

11/08 – Fase da Lua. A Lua entra na fase do Quarto Minguante.

13/08 – Chuva de meteoros. Neste dia, teremos o pico de intensidade da chuva de meteoros Perseidas, que está ocorrendo desde o dia 17 de julho e poderá ser observada até 24 de agosto. No pico de intensidade, a chuva pode atingir a impressionante taxa de 100 meteoros. Isto vai acontecer na madrugada, lá pelas 2h20. Apesar disso, para observar tem de se estar bem atento! As luzes da cidade podem atrapalhar a observação. Para procurar pelo fenômeno, olhe para o lado Norte do céu, próximo à linha de horizonte.

15/08 – Vênus e Lua. Conjunção entre Vênus e Lua na constelação de Gêmeos, a Leste, antes do amanhecer.

18/08 – Fase da Lua. A Lua entra na sua fase Nova.

20/08 – Início do Ano Novo do calendário Mulçumano. Ano de 1442. O calendário muçulmano ou calendário hegírico é um calendário que começou a ser contado no dia 16 de julho de 622, pelo nosso calendário, e, portanto, este é o ano 1442 para eles. O ano hegírico é lunar (o nosso é solar), e tem 354 ou 355 dias.

25/08 – Fase da Lua. A Lua entra na fase do Quarto Crescente.

28/08 Encontro celeste. A Lua, Júpiter e Saturno estão alinhados no meio do céu às 20h40, com a Lua e Júpiter em conjunção! Lindo de se ver!