O céu de janeiro é marcado pela presença de estrelas bem brilhantes e, neste ano, teremos muitos encontros entre planetas. Abaixo, listamos os principais eventos astronômicos deste mês:

01/01 – 08/01

Conjunção (19:30): os dois maiores planetas do Sistema Solar, Júpiter e Saturno, estarão em conjunção, na região oeste do céu. Uma conjunção ocorre quando dois astros, se observados de um mesmo ponto do Universo, parecem estar muito próximos no céu. Para diferenciá-los: Júpiter é o mais brilhante entre os dois, enquanto Saturno estará mais próximo do horizonte oeste.

02/01-31/01

Marte (20:00): O planeta vermelho estará visível no final da madrugada pouco antes do nascer do Sol, na região das Constelação Ocidental de Peixes (até o dia 11/01) e da Constelação Ocidental de Áries (do dia 12/01 em diante).

02/01

Fase da Lua. A Lua inicia a sua fase Nova.

03/01

Chuva de meteoros (23:00): a chuva de meteoros Quadrantídeos ocorre entre os dias 26/12 e 16/01 mas seu pico de atividade ocorre na madrugada do dia 03/01. Esta chuva tem origem na região entre as Constelações Ocidentais do Boieiro, Dragão e Ursa Maior. Por estarem muito ao norte, não nos é possível observá-la inteiramente do Hemisfério Sul, mas alguns meteoros podem ser visíveis perto do horizonte norte.

09/01

Fase da Lua: a Lua entra na sua fase Quarto Crescente e aparecerá na região central do céu, exibindo sua nova fase logo no começo da noite.

Conjunção (19:30): Mercúrio e Saturno aparecem em conjunção, na região da Constelação Ocidental de Capricórnio, perto do horizonte oeste, logo após o pôr do Sol. Júpiter ainda estará bem próximo deles.

10/01 

Conjunção tripla (19:30): no início desta noite poderemos Mercúrio, Saturno e Júpiter muito próximos uns dos outros, em conjunção, na região da Constelação Ocidental de Capricórnio. Saturno e Mercúrio estarão paralelos e são o segundo e o terceiro menos brilhantes. Já Júpiter, o mais brilhante dos três, aparecerá “acima” deles.

11/01 

Conjunção (19:30): desta vez,  Mercúrio estará em conjunção com Júpiter, na região da Constelação Ocidental de Capricórnio. Saturno permanece próximo deles.

12/01  

Vênus (05:30): Vênus aparecerá no seu nascer helíaco, na região da Constelação Ocidental de Sagitário. O nascer helíaco é o primeiro aparecimento de um astro no horizonte leste, logo antes do nascer do Sol. Quando o planeta Vênus aparece desta forma, é popularmente chamado de “Estrela Matutina” ou “Estrela Dalva”.

Conjunção (19:40): O menor planeta do Sistema Solar, Mercúrio, estará em conjunção com Saturno, logo após o pôr do Sol, na região Oeste do céu. 

14/07 

Lua e Planetas (19:30): Lua, Mercúrio, Júpiter e Saturno poderão ser vistos juntos no céu, próximos do horizonte a oeste. De oeste para leste, teremos: Saturno, mais próximo do horizonte oeste; Júpiter, o mais brilhante entre esse grupo de planetas; Mercúrio, o menos brilhante de todos; e, por fim, a Lua.

17/01

Fase da Lua. Nosso querido satélite entra na sua fase Cheia, quando a face da Lua voltada para a Terra se encontra totalmente iluminada pelo Sol.

Lua e Estrela (20:00): Na região Nordeste do céu, a Lua estará próxima da estrela Póllux, uma das mais brilhantes da Constelação Ocidental de Gêmeos. 

25/01

Fase da Lua: A Lua na fase Quarto Minguante e será visível por toda a noite na região da Constelação Ocidental de Virgem.

25/01 – 31/01 

Marte, Mercúrio e Vênus (06:13): Os três planetas poderão ser observados juntos no céu. Mercúrio aparecerá um pouco mais afastado dos demais e, por estar muito próximo do Sol, ficará visível por pouco tempo. Ao longo dos dias seguintes será possível ver que os planetas se aproximam, aos poucos, uns dos outros enquanto, aparecendo cada vez mais cedo, o que facilitará a visibilidade deles.

28/01

Lua e Estrela (02:40): Durante a madrugada até o nascer do Sol, a Lua estará bem próxima da estrela Antares, a mais brilhante da Constelação Ocidental de Escorpião. 

29/01

Conjunção (04:00): Lua e Marte estarão em conjunção, na região leste do céu, nos limites da Constelação Ocidental de Sagitário.