O Estado do Rio de Janeiro ganhou, nesta terça-feira (15/02), o 37º Polo Cederj, instalado no município de Quatis. O acordo de cooperação técnica foi assinado entre a Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e a Prefeitura de Quatis, possibilitando que a nova unidade seja referência física para os alunos do Consórcio Cederj no município. Para o 2º semestre de 2022, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) vai oferecer o curso de Administração na modalidade semipresencial.

A cerimônia de inauguração foi uma das agendas do programa Governo Presente, que levará, até quinta-feira (17/02), uma série de ações para a região do Médio Paraíba. O principal objetivo é o planejamento e a execução de trabalhos junto aos municípios fluminenses, como a implantação, recuperação e melhoria da infraestrutura regional e municipal, fomentando a geração de empregos e promovendo a qualidade de vida da população fluminense.

“A inauguração do Polo Cederj é o resultado  de um processo que envolveu a Prefeitura e o Governo do Estado, que deu todas as condições de realizarmos esse trabalho.   Com a vinda do curso de Administração para Quatis, em uma instituição de referência, que é a Universidade Rural do Rio de Janeiro, os jovens não precisam se locomover para a capital, reduzindo custos, e abrindo novas perspectivas. É por isso também que trouxemos o Pré-Vestibular, com a oferta de cem vagas, e que não perde em nada para os preparatórios particulares. O nosso desejo é que, com uma equipe qualificada de tutores, os jovens tenham capacitação e ingressem na universidade, não só nesta, que está sendo inaugurada hoje, mas em todas que desejarem. A educação transforma vidas e resgata esperanças e eu, que também sou do interior, sei a importância de ter um equipamento publico como esse”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

Com a inauguração do Polo Cederj Quatis, que funcionará no CIEP 492 no bairro Nossa Senhora do Rosário, o Estado do Rio passa a contar com 37 polos, sendo 12 na Região Metropolitana e 25 no interior fluminense (1 na Costa Verde, 6 no Médio Paraíba, 2 no Centro-Sul Fluminense, 5 na Região Serrana, 2 na Baixada Litorânea, 5 na Região Noroeste e 4 na Região Norte). O Consórcio Cederj, cuja gestão é de responsabilidade da Fundação Cecierj, reúne instituições públicas de ensino superior na ofertam de cursos de graduação na modalidade semipresencial.

“Como diz o nosso governador Cláudio Castro, interior forte é estado forte. É um governo que está presente em todo o estado. A inauguração do Polo Cederj, com a oferta de cursos pela Universidade Federal Rural, é um pontapé importante para os nossos jovens que, muitas vezes, não têm onde fazer uma faculdade de qualidade e poderão se preparar para o ingresso no ensino superior com o Pré-Vestibular. O jovem de Quatis vai estudar e buscar a sua emancipação”, comentou o prefeiro, Aluísio d’Elias.

Quatis ganha também o Pré-Vestibular Cecierj

Nesta terça-feira foi lançado também o novo Pré-Vestibular Cecierj, preparatório para a prova do Enem e para os vestibulares. Em Quatis serão ofertadas 100 vagas na modalidade presencial e as inscrições devem abrir ainda este mês pela internet. Os alunos vão estudar com um conteúdo totalmente reformulado e com edição impressa colorida, preparado pela equipe de tutores do próprio projeto. Além disso, os estudos serão feitos em uma plataforma virtual de ensino, totalmente integrada às aulas e ao material didático.

“A retomada econômica e o desenvolvimento pleno do nosso estado passam obrigatoriamente pela educação e pela inserção no mercado de trabalho. A principal missão da Fundação Cecierj é levar uma educação pública e de qualidade à população do Estado do Rio de Janeiro. Por isso, é com muita alegria participo desse momento em que trazemos essas duas importantes iniciativas da Fundação: os cursos de graduação do Consórcio Cederj e o Pré-Vestibular Cecierj”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires.

Participaram ainda da cerimônia o secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, e a secretária municipal de Educação, Ivone Bento.