O município de São Pedro da Aldeia comemora, neste domingo (27/02), os 20 anos da instalação do Polo Cecierj/Cederj na cidade. Inaugurado em 2002, a unidade foi criada com a oferta de ensino superior na modalidade semipresencial no âmbito do Consórcio Cederj, administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde então, o trabalho é realizado seguindo a mesma missão: possibilitar que os estudantes tenham acesso a um ensino público e qualificado.

As histórias de sucesso são muitas nesses 20 anos. Géssica Silva conheceu o Cederj em 2012 quando cursava o Pré-Vestibular da Fundação Cecierj. No ano seguinte, ela iniciou os estudos na Licenciatura em Matemática, oferecido pela Universidade Federal Fluminense (UFF). “Depois de quatro anos de muitos estudos, veio a tão sonhada colação de grau. Em 2018, tive a honra de ingressar na equipe de tutores presenciais no curso de Matemática. Como diz o velho ditado ‘o bom filho à casa torna’. É gratificante fazer parte dessa”, disse a tutora.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, a chegada do polo Cederj garantiu que a população de São Pedro da Aldeia pudesse permanecer em sua cidade e dar continuidade aos estudos. “Sabemos que muitas pessoas desistem de fazer uma faculdade pelos gastos que precisam ter para se manter em outro município, pela adaptação e até mesmo por se sentirem sozinhos e com saudades dos seus familiares. Eu tenho certeza que nesses 20 anos, muitos estudantes se tornaram grandes profissionais e hoje, como é o caso da Géssica, ajudam a realizar o sonho de muitas outras pessoas”, afirmou o secretário.

Desde a sua inauguração, o polo vem cumprindo a missão de democratizar o acesso ao ensino superior dos moradores da região, que contam ainda com outra unidade instalada em Saquarema. “A nossa expectativa é avançar ainda mais com os projetos educacionais da Fundação Cecierj na região. Estamos planejando a abertura de novos Polos Cederj e, em breve, abriremos as vagas para o Pré-Vestibular Cecierj. Nosso trabalho é criando oportunidades para que muitas pessoas se tornem profissionais qualificados para o setor produtivo local e adjacências”, comentou o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires.

O início e o presente

A primeira oferta de vagas ocorreu para a graduação em Matemática e, a partir de 2005, o Polo passou a oferecer o curso de Pedagogia, ministrado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). “Vejo a chegada do Polo como a democratização do ensino superior no interior do estado. A missão se dá por proporcionar aos estudantes um ensino de qualidade e, também, formar profissionais competentes para o mercado de trabalho no município e os do entorno, uma vez que, geograficamente, o polo atende a cerca de dez cidades”, disse a professora Fátima Cristina de Souza, que dirigiu o polo durante 16 anos (2005-2021).

Para a atual diretora, professora Cláudia Guimarães, a educação é a principal ferramenta da evolução humana, e, por isso, na data do seu aniversário, o Polo Cederj de São Pedro da Aldeia deve ser lembrado pela excelência na formação de profissionais. “Essa qualidade de ensino tem contribuído significativamente para a melhoria da sociedade aldeense. Tenho muito orgulho de fazer parte desse momento único do nosso polo. São 20 anos de história de uma instituição de ensino superior na nossa cidade. Parabenizo a todos, que fizeram, tão brilhantemente, o nosso polo alcançar tanto crescimento e sucesso”, disse.