Tendemos a pensar o Brasil como um país de apenas uma língua: o português. Mas isso não poderia estar mais distante da verdade — são cerca de 180 idiomas falados em território nacional. Entre as línguas subrepresentadas, estão as das etnias indígenas. Estudar esses idiomas é um dos focos de pesquisa da linguista Luciana Sanchez Mendes, professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Luciana estará no De Frente com Cientistas, no dia 19 de março, às 19h, no canal de Youtube e na página de Facebook do Museu Ciência e Vida.

O que levou Luciana a estudar linguística? Como se interessou por idiomas indígenas? Que outros interesses ela possui? Saiba as respostas para essas perguntas e conheça um pouco mais sobre Luciana e seu trabalho. A atividade oferece certificado. Link de acesso: https://youtu.be/tY8J3nT3760.

Sobre o programa – O De Frente com Cientistas acontece mensalmente no Museu Ciência e Vida. A ideia do evento é mostrar a trajetória do cientista, aproximando a plateia da carreira e seus estudos. Sempre gratuito e com direito a certificado, o evento busca apresentar a vida de cientistas, desfazendo a imagem distanciada que, em geral, se tem dessas carreiras. O programa já recebeu importantes nomes nacionais e internacionais, a exemplo do Nobel de química Kurt Wüthrich e do Nobel de física Serge Haroche.