A Caravana da Ciência da Fundação Cecierj vai participar da 4ª edição do LER – O Festival do Leitor, que será realizada de 9 a 15 de maio de 2022, no Pier Mauá, das 9h às 21h, com uma programação com diversas atividades em 30 espaços; mais de 500 escritores, autores e artistas; editoras e livrarias; peças, oficinas, atrações e intervenções literárias. Durante o evento, os visitantes vão poder conhecer a Caravana da Ciência, com dez experimentos científicos das áreas de Biologia, Física e Química e o giroscópio humano, o Girotec. 

A Caravana da Ciência é um centro de ciências itinerante que percorre os municípios do Estado do Rio de Janeiro. Sua estrutura é composta por uma carreta com sala de exposições, tendas, planetário inflável, jogos e experimentos científicos interativos. O objetivo da Caravana da Ciência é oferecer um ambiente de educação informal, onde o visitante tenha um contato lúdico, direto e dinâmico com a ciência.

Sobre o evento

Com a missão de levar a literatura para todos os públicos e gerações, a LER é um encontro sobre livros e ideias em que o visitante se sente parte integrante desse acontecimento. Para isso, os organizadores reuniram autores de todas as vozes, livrarias, editoras e juntaram com peças, exposições, tecnologia e música e convidaram os leitores para passar e festejar por toda a experiência da leitura, das oficinas de escrita às conversas com escritores. Todas as informações estão disponíveis em https://www.lersalaocarioca.com.br/

Na programação, o público terá acesso a oficinas, conversas, saraus, contação de histórias, intervenções poéticas, peças teatrais, exposições, homenagens e bate-papos com autores, entre eles, Valter Hugo Mãe, Eduardo Bueno, José Eduardo Agualusa, Thalita Rebouças, Luciana Savaget, Thiago Lacerda, Lenine, Vagner Fernandes, Tatiana Salem Levy, Maitê Proença, MV Bill, Xico Sá, Isabela Freitas, Elayne Baeta, Camila Pitanga, Vinicius Terra, Chris Fuscaldo, entre outros.

Segundo os seus organizadores, trata-se de um evento criado para elevar a paixão pela leitura desde a infância até a fase adulta, 100% interativo, que reúne todos os agentes da cadeia produtiva do livro no universo da Economia Criativa e fortalece os micros, pequenos e médios empresários do setor, trazendo e trocando conhecimentos.