Já conferiu o livro “Exata é com elas: tecendo redes no estado do Rio de Janeiro”? A publicação, que traz uma coletânea de projetos desenvolvidos no estado do Rio de Janeiro para promover a inserção de jovens meninas e mulheres nas ciências exatas, já está disponível para download gratuito em https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/elas-nas-exatas-tecendo-rede/ . A organização é da professora associada da Fundação Cecierj, Mônica Dahmouche. O lançamento aconteceu no dia 13 de maio no LER – Salão Carioca do Livro, no Píer Mauá.

Os projetos apresentados são: “Astromeninas em ação”, desenvolvido no MAST; “Meninas das exatas da Baixada Fluminense”, uma parceria da UFRJ (campus Duque de Caxias) e o Museu Ciência e Vida da Fundação Cecierj; “STEM IME- Girls to girls”, realizado no IME; “Garotas cientista, por que não?”, elaborado na UFRJ (campus Macaé); “Tem menina no circuito”, da UFRJ; “Meninas Olímpicas do IMPA”, projeto do CAP-UFRJ e IMPA; “Meninas e Mulheres na RRD”, ação conjunta entre UNISUAM e UVA; e “Estímulo às meninas nas ciências através da análise de mineralograma capilar: um estudo de caso”, desenvolvido na PUC-Rio. A publicação traz também a pesquisa “Educação Equitativa”, desenvolvida a partir dessas iniciativas.

Cada projeto tem suas particularidades, que adotou estratégias diferentes com vistas ao objetivo que é apresentado ao longo do livro. Esses aspectos, bem como as dificuldades encontradas ao longo do caminho, são discutidos nos textos permeados por imagens e depoimentos das alunas participantes. O prefácio oferece um panorama da representatividade feminina no Brasil e discute fatores que alimentam esse status e contextualizam os projetos nesse universo. O posfácio traz uma reflexão sobre a representatividade feminina nas ciências exatas, nos espaços acadêmicos na perspectiva da equidade de gênero como pauta de direitos humanos. Boa leitura!