Música e Ciência

As artes em geral, e a Música em particular, ao longo da história, são assuntos tratados por pensadores e filósofos. A relação entre Música e Ciência é antiga, já tendo sido considerada, até mesmo, um ramo da Matemática. O primeiro web seminário da II Olimpíada de Ciência e Arte da Fundação Cecierj vai explorar a Música a partir de diferentes pontos de vista.

19h – ABERTURA

19h 05min – MÚSICA, FILOSOFIA E SOCIEDADE
Marcelo Bafica Coelho – Instagram: @zorba.alok
Cantor e compositor. Doutor em Ciências Humanas. Professor Filosofia da Educação UFF

19h 15 min – CAMERATA DE VIOLÕES – UM PROJETO DE EXTENSÃO DO CEFET/RJ
Youtube: www.youtube.com/channel/UCIE1R8tM5SPe…

Adriano Furtado
Violonista e arranjador. Mestre em Educação Musical. Professor de Educação Artística do Cefet/ Nova Iguaçu.

Rogério Borda
Guitarrista, violonista e arranjador. Professor da rede municipal do Rio de Janeiro, do núcleo de artes Prof. Albert Einstein

Valmyr de Oliveira
Instrumentista, compositor e produtor artístico. Mestre em Educação Musical.

19h 40min – DEBATE
Mediação: Thelma Lopes

Palestrantes e Mediadores

MARCELO BÁFICA

Cantor, compositor e poeta. Professor Adjunto de Filosofia da Educação e de Epistemologia das Ciências da Educação na Universidade Federal Fluminense (FEUFF/SFP). Doutor em Ciências Humanas e Educação ( estudos em Filosofia da Educação) pela PUC-Rio. Mestre em Educação ( estudos em Filosofia da Educação) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É licenciado e bacharel em Ciências Sociais além de bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem trabalhado principalmente nas áreas de Filosofia da Educação, Teorias Cognitivas, Teoria da Argumentação, Psicanálise, Inovações Pedagógicas, Filosofia e Afetividade; Filosofia, Felicidade e Angústia; Filosofia e Análise Bioenergética. Atuou na formação docente continuada de profissionais da educação como supervisor do Pacto de Fortalecimento do Ensino Médio (UFF/COMFOR). É pesquisador associado ao Grupo Alteridade Psicanálise e Educação GAP(E); ao Grupo de pesquisa: NEPES – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior e é membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica – OIIIIPE.
Instagram: @zorba.alok

PROFESSOR ADRIANO FURTADO

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET / RJ. Campus Nova Iguaçu

Violonista, compositor e arranjador. Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado pelo Conservatório Brasileiro de Música, obteve licenciatura plena em Educação Artística, e bacharelado em Música. Desenvolve atividades como violinista da Camerata de violões e do Grupo Cultural Jongo da Serrinha. Atua no Cefet Trio, projeto de extensão que promove a integração entre Arte, Matemática e Filosofia por meio da Música.

ROGÉRIO BORDA

Guitarrista, violonista, compositor e arranjador. Bacharelou-se e licenciou-se em Guitarra Elétrica na Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 1992. Tornou-se mestre em Música e Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com a dissertação: Por uma proposta curricular de curso superior em Guitarra Elétrica. Teve como professores Nelson Faria, Aloysio Neves, Luciano Di Castro, Flávio Goulart, Antônio Guerreiro, Ian Guest e Ermelinda de Azevedo Paz.

VALMYR DE OLIVEIRA

Bacharel em Violão Clássico, orientado pelo professor Leo Soares, fez licenciatura em Música e pós-graduação em Educação Musical no Conservatório Brasileiro de Música. Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve trabalhos em Educação desde 1981. Atuou como professor de Música no Conservatório Lorenzo Fernandez, em Montes Claros, e no Conservatório Lia Salgado, Leopoldina, Minas Gerais. Lecionou as disciplinas de Violão e Harmonia Aplicada ao Instrumento nos cursos de Musicoterapia, Violão Clássico, Cordas Brasileiras Dedilhadas, Guitarra Elétrica e Contrabaixo Elétrico do Conservatório Brasileiro de Música CBM/RJ. No curso de licenciatura em Música dessa instituição, desenvolveu ações em Educação Musical, tendo o violão como instrumento deste processo educacional, e tema de sua dissertação de mestrado. Foi coordenador técnico e fundador do Estúdio CBM e coordenador acadêmico dos cursos de bacharelado em Instrumentos, Canto, Regência, Composição e Musicopterapia do Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (CBM-UNICBE).

Veja como foi