Não perca a Pré-FECTI! Em preparação à 16ª edição da FECTI , que vai acontecer nos dias 26 e 27 de novembro, na cidade do Rio, teremos uma programação especial com oficinas de formação continuada de professores e palestras para professores e estudantes. Para participar é só acessar O canal Eureka da Fundação Cecierj: https://www.youtube.com/c/EurekaCecierj . Confira:

Dia 03/10 – Praça da Ciência Itinerante – Oficina, das 18h às 19h30

Agroecologia – base para a produção de alimentos de forma sustentável

Esta oficina teórica tem por objetivo levar aos professores conhecimentos a respeito desta ciência que fundamenta a produção de alimentos de maneira sustentável, com respeito ao meio ambiente, aos produtores e aos consumidores. Nos tempos atuais, com a crise climática e a degradação acentuada do meio ambiente, é urgente repensarmos e debatermos os modelos produtivos e de consumo. A oficina AGROECOLOGIA visa levar aos professores participantes algumas informações e conhecimentos que contribuam para a discussão deste tema em sala de aula.

Professora: Tayana Galvão, bióloga, mestre em Agricultura Orgânica. Atua em pesquisas na área de agroecologia e biologia do solo junto ao Núcleo de Pesquisa e Treinamento para Agricultores-NPTA da Embrapa Agrobiologia.

Dia 5/10 – Praça da Ciência Itinerante – Oficina, das 18h às 19h30

Poliedros Decorados

A Expressão Gráfica é intrínseca à humanidade. No entanto, ela é típica da Natureza como um todo. Muitos animais se comunicam via signos visuais e, quanto mais se perscruta o Universo, mais se tornam conhecidas surpreendentes estruturas gráficas que inspiram soluções de design no âmbito da Biomimética. A oficina "Poliedros Decorados" se situa neste campo do conhecimento e visa familiarizar os participantes com estes sólidos espaciais por meio de sua construção e decoração com texturas visuais.

Ementa: Expressão Gráfica e Vida. Biomimética. Poliedros de Platão: aplicações e construção. Texturas Visuais.

Professor: André Antônio de Souza, Mestrado em Design. Participa dos grupos de pesquisa CRIAR – Percepção Visual e Representação Projetiva/UFRJ e CURA – Cultura Urbanismo Resistência Arquitetura/UERJ.

Dia 6/10, Mesa-Redonda, das 18h às 19h30

Modernidades e modernizações: conversa sobre a ciência brasileira na época do centenário da independência, com o olhar do bicentenário

No marco da comemoração do bicentenário, e no meio de múltiplos diálogos ao redor da ciência produzida no Brasil ao longo de 200 anos, será feita uma conversa retrospectiva, tomando como ponto de referência as comemorações do centenário da independência, que através de eventos como a Exposição Universal de 1922,  queriam exibir pro mundo um Brasil com notável desenvolvimento, apesar do elevado custo social e econômico que significou na época a inserção de vanguardas tecnológicas, científicas e artísticas em um país que ainda hoje, no burburinho do bicentenário, está longe de resolver as contradições dos seus anseios de progresso.

Mediador: Vladímir Jearim Peña Suárez

Doutorado em Astronomia pelo Observatório Nacional. Atua como professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro e como bolsista da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, da Fundação CECIERJ.

Palestrantes:

José Abdalla Helayel Neto

Doutorado em Física. Pesquisador da Coordenação de Astrofísica, Cosmologia e Interações Fundamentais, COSMO, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Atua também na pesquisa e no ensino na área da Educação, com foco na Educação em Periferias Urbanas.

Malu Cerqueira

Designer de animação e produtora multimidia, pelo Instituto Infnet do Rio de Janeiro. Foi a curadora da amostra digital “A Exposição Universal de 1922 pelas fotografias de Augusto Malta”, projeto contemplado no edital FMIS 1/2021 do Museu da Imagem e do Som, que esteve aberta à visitação entre 5 de agosto e 9 de setembro de 2022.

Moema Vergara

Doutorado em História Social da Cultura, pesquisadora da Coordenação de Pesquisa e Arquivo do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Em 2022 lançou o dossiê sobre História da Ciência no Brasil na Biblioteca Nacional Digital e coordenou o projeto 200 anos de ciência e nação.

Dia 10/10, Mesa-Redonda, das 18h às 19h30

Mulheres na Ciência

Panorama sobre estratégias e desafios da participação das mulheres nas ciências e na divulgação científica.

Mediadora: Mônica Dahmouche

Doutorado em Física, Professora da Fundação Cecierj junto à Vice-Presidência Científica

Palestrantes:

Edna Santiago Benta

Doutorado em Engenharia, Professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Gabriela Reznik

Bióloga, Doutorado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde / Fundação Oswaldo Cruz.

Natália Amarinho Nunes

Doutorado em Astronomia, Pesquisadora do Laboratório Nacional de Astrofísica.