A Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, lançou dois editais para seleção de bolsistas para formação de cadastro de reserva de tutores que irão atuar no acompanhamento dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior do Consórcio Cederj. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 9 de novembro, exclusivamente em https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/trabalhe-conosco/tutoria/ .

Os editais oferecem vagas para seleção de tutores a distância e presencial. Para ambas as categorias o candidato deverá ter concluído curso de nível superior, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), em área de conhecimento, de acordo com o que está definido nos editais publicados em https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/trabalhe-conosco/tutoria/. A graduação completa é requisito mínimo para atuação na tutoria dos cursos de graduação do Consórcio Cederj.

No ato da inscrição, o candidato a tutor a distância (Edital/DIRTUT nº 004/2022) deverá estar ciente de que poderá inscrever-se para apenas um curso em uma das opções listadas no ANEXO I do edital. E que, no exercício da atividade de tutoria a distância, parte de sua carga horária será, obrigatoriamente, cumprida presencialmente na sede do curso, na instituição de ensino superior escolhida por ele.

Já o exercício da função de tutor presencial (Edital/DIRTUT nº 003/2022) será no polo escolhido pelo candidato, conforme estipulado no ANEXO XI do edital, no ato da inscrição, em regime presencial, em horários a serem definidos junto à direção de cada polo, segundo as necessidades e possibilidades do polo/curso. Um tutor só poderá ter exercício em um único polo, não podendo acumular suas atividades de tutor presencial em mais de um polo.

Sobre o Consórcio Cederj

A Fundação Cecierj é responsável pelo gerenciamento do Consórcio Cederj, criado em 2000, que oferta cursos de graduação das instituições públicas do Estado do Rio de Janeiro na modalidade semipresencial. São elas: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – Cefet/RJ, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Atualmente, são 18 cursos ofertados no âmbito do Consórcio Cederj distribuídos em 42 polos espalhados pelo Estado do Rio de Janeiro, onde são desenvolvidas as atividades presenciais, como as tutorias, laboratórios e avaliações. Os alunos contam com um ambiente virtual de aprendizagem, onde são disponibilizadas ferramentas que permitem o acesso ao curso e a suas disciplinas, materiais de estudo, avaliações a distância, cronogramas de atividades e também a interação entre alunos, tutores e coordenadores de curso.