A Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, vai marcar presença na segunda edição do Rio Innovation Week, considerado o maior evento de tecnologia, inovação e negócios da América Latina, que vai ocorrer entre os dias 8 e 11 de novembro, no Pier Mauá, na cidade do Rio. Além do estande da instituição, onde o público poderá conhecer os projetos educacionais que são desenvolvidos, profissionais de diversas áreas da Fundação vão palestrar ao longo do evento. Haverá participação do setor de Divulgação Científica, da Rede CEJA – Educação de Jovens e Adultos e também de diretorias, como Acadêmica e Tutoria, que atuam diretamente no Consórcio Cederj.

No primeiro dia, a equipe da Diretoria de Tutoria apresentará duas palestras, ambas no palco EDTech: ‘Demandas contemporâneas no ensino a distância’, com Luciano Marques da Silva, Kathyla Katheryne Valverde, Simone Siqueira Pereira, Maiza da Silva Francisco e Maira Oliveira, às 11h; e ‘Uma perspectiva das transformações tecnológicas e ferramentas adotadas pelas instituições de ensino no contexto da pandemia do Covid-19’, às 16h, com Juliana da Silva Virginio e Alba Lucinia Peixoto Rangel.

Ainda no palco EDTech, às 19h, Bruna Werneck Canabrava, da Diretoria de Material Didático da Fundação Cecierj, apresentará ‘Saber Comum – Educação a Distância e Divulgação Científica”. E, para encerrar a participação no primeiro dia, os professores da Rede CEJA, Daniel de Souza Santos Candido e Elysiane de Barros Marinho, vão estar no Palco Agroshow, às 18h30, com a palestra ‘Desenvolvimento pedagógico ligada à produção agrícola’.

Já o segundo dia de evento começa com a palestra ‘O mundo está cada vez mais digital’, às 11h45, no palco TuristeCh, com Joice Lavandoski, Luan de Oliveira Aires e Claudia Fragelli, da Diretoria Acadêmica. As outras palestras do dia vão acontecer no palco EDTech: ‘Políticas Públicas na Educação, um caminho para a equidade social’, às 14h, com Ana Paula de Oliveira Barbosa da Silva e Maysa Diório dos Santos Franca, da Diretoria de Tutoria; e ‘Reglus: por uma educação para verificação de fatos na cibercultura’, às 18h30, com Wallace Carriço de Almeida, também da Diretoria de Tutoria.

A palestra ‘A transição de um programa de treinamento em videoaulas, do presencial ao Mooc’, às 10h50, dá início ao terceiro dia de participação da Fundação Cecierj no evento. A apresentação será feita por Wanessa do Bonfim Machado, da equipe da Diretoria de Material Didático da Fundação Cecierj. Lucrecia Martins Oliveira, da Rede CEJA, irá apresentar ‘A importância da compreensão dos discentes do CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos – quanto ao processo de aquisição de conhecimento’, às 14h30. E, às 19h15, Romeu Coelho do Nascimento e Juliana Costa de Azevedo Huziwara, da Diretoria de Tutoria, apresentará ‘Educação empreendedora diante das profissões do biólogo”. Todas as palestras serão no palco EDTech.

E, para encerrar o evento, a Fundação Cecierj preparou duas palestras para o último dia. A primeira será às 11h, no palco F. D. Cabral, ‘Táticas de colaboração e pesquisa nas práticas de projetos’ com Julianne Viana Guerra, Maria do Carmo de Morais Mata Rodrigues, Maria Lucia Xavier Cavalcante e Andrea de Farias Castro, da Diretoria de Tutoria. Já Caroline Alciones de Oliveira Leite, da Divulgação Científica da Fundação Cecierj, vai apresentar “Take a sad song and make it better”: Liverbeatlespool (2004) de Cildo Meireles entre Liverpool e Rio de Janeiro”, às 11h45.